Programa

Qualidade de Vida

O propósito Programa de Qualidade de Vida é contribuir com a melhoria das condições de vida de moradores de áreas rurais da Amazônia, tendo como público-alvo os próprios moradores e as instituições públicas ou privadas que atuam neste tema. 

Desde o início das atividades, nos anos 1990, a estratégia de atuação do programa foi sendo atualizada de acordo com o cumprimento dos objetivos principais e o contexto.  As ações são realizadas principalmente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e se expandem para outros locais da Amazônia por meio de projetos, parcerias e do treinamento de multiplicadores.  Uma das estratégias de atuação é a experimentação, que tem início no planejamento de uma intervenção, na sua implantação e no acompanhamento e avaliação durante este processo. 

Fale com o programa!

Objetivos


    • Implementação de projetos visando a qualidade de vida em áreas protegidas, principalmente em regiões alagáveis;
    • Sensibilização de moradores, lideranças, instituições públicas e privadas e a população em geral sobre temas como saneamento, energia, saúde e educação em áreas rurais e suas correlações com o manejo sustentável e participativo da biodiversidade. 
    • Contribuir com o desenvolvimento e reaplicação de tecnologias sociais voltadas para melhoria de estruturas domiciliares e comunitárias, visando melhoria de conforto, bem-estar, boas práticas, higiene e geração de renda no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.
    • Promover capacitações de moradores, lideranças e membros de instituições em temas de interesse do Programa;
    • Fortalecer parcerias com instituições governamentais e não governamentais para elaboração de polí­ticas públicas para localidades rurais e áreas protegidas.

Linhas de Atuação

Amanda Lelis
  •  

    Saúde Comunitária

    O foco atual do trabalho é o desenvolvimento de ações de sensibilização e de treinamento de famílias, líderes comunitários, parteiras e profissionais de saúde, educação e assistência social, atingindo público das RDS Mamirauá e Amanã, nos municípios do Médio rio Solimões (Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa e Maraã). Alguns dos temas abordados são: polí­ticas públicas participação e controle social; educação para saúde através de palestras e oficinas sobre acesso à água, destino de dejetos e lixo; aproveitamento de alimentos; segurança alimentar; tratamento e armazenamento de água; doenças de veiculação hídrica; higiene pessoal, dos alimentos, do lar e meio ambiente;  valorização, integração e capacitação de parteiras tradicionais; atenção integral à saúde da mulher, adolescentes e jovens.

  •  

    Tecnologias Sociais

    Algumas das tecnologias desenvolvidas, reaplicadas e disseminadas são: abastecimento de água com energia solar; fogões e fornos ecológicos; sanitários para áreas alagáveis; sistemas fotovoltaicos domiciliares de baixo custo; estruturas para beneficiamento de pescado e jacarés; casas de beneficiamento de polpas de frutas; casas de produção de farinha; gestão comunitária de tecnologias; produção de gelo com energia solar; e tecnologia para extração de óleos vegetais de extrativismo.


Resultados

    As ações do Programa Qualidade de Vida já beneficiaram diretamente 6.600 pessoas e indiretamente quase 26000 pessoas. Cerca de 3.000 pessoas participaram de oficinas e treinamentos, que objetivam a construção de capacidades locais para construção, uso e gestão de tecnologias, bem como a multiplicação de ações para outras áreas e públicos. O Programa executa ações em parceria e também com apoio financeiro de instituições governamentais e não-governamentais

    - Em 2012, o Programa Qualidade de Vida venceu o Prêmio FINEP de Inovação, na categoria tecnologia social, com o projeto Sistema de Abastecimento de Água.

    - Em 2014, foi finalista do Desafio de Impacto Social Google Brasil com o projeto "Gelo Solar", tendo sido premiado com recursos da ordem de 500 mil reais para implementação da proposta.

    - Em 2018, foi finalista do Prêmio ODS Brasil (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Governo Federal e recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho na temática de água, saneamento e higiene, contribuindo para o ODS 6.

    Marcelo Ismar Santana

    Parcerias

    O Programa de Qualidade de Vida tem parcerias com a ONG IDEAAS, Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) e Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa tem contato com diversos outros parceiros e financiadores ao longo dos anos.

    Publicações

    • O Macaqueiro

      Água

      Ano: 2023

      Julho a setembro de 2023

       

    • Cartilhas

      Manual de instalação de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante

      Ano: 2016

      Público: moradores de comunidades ribeirinhas


      O manual orienta moradores de comunidades ribeirinhas a instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante. A publicação orienta sobre o dimensionamento do sistema fotovoltaico para rádio comunitária, a instalação do sistema, além de orientações gerais sobre o uso, a manutenção e a segurança.

       

    • O Macaqueiro

      Sol para resfriar

      Ano: 2015

      Maio a agosto de 2015

       

    • O Macaqueiro

      Tecnologia para estimular felicidade

      Ano: 2014

      Maio e junho de 2014

       

    • Cartilhas

      Como construir fogões e fornos ecológicos

      Ano: 2008

      Público: moradores de comunidades rurais


      A cartilha é resultado de um trabalho conjunto de profissionais comprometidos com a busca de inovações tecnológicas a partir do uso de energias limpas, visando contribuir com melhores condições de vida para populações ribeirinhas que vivem na Amazônia. A cartilha apresenta, em detalhes, as etapas para construção de fornos e fogões ecológicos que diminuem a quantidade de fumaça durante o preparo dos alimentos e da produção de farinha.

       

    • O Macaqueiro

      Qualidade de vida nas reservas

      Ano: 2008

      Janeiro a março de 2008

       

    Repercussão

    Financiadores

    Receba as novidade em seu e-mail: