Diretoria de

Manejo de Recursos Naturais e
Desenvolvimento Social

Para que o Instituto Mamirauá contribuísse com a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais das reservas, a estratégia utilizada foi o manejo participativo. Os usuários gerenciam os sistemas, estabelecendo normas de uso, restrições de acesso e ações de proteção. O manejo é implementado com assessoria técnica do Instituto Mamirauá, com base em resultados de pesquisas, inclusão do saber local, monitoramento das espécies alvo de manejo e respeitando a legislação ambiental.

Essas ações são executadas no âmbito da Diretoria de Manejo e Desenvolvimento, por meio dos programas de Manejo de Agroecossistemas, Gestão Comunitária, Manejo de Pesca, Manejo Florestal Comunitário, Qualidade de Vida e Turismo de Base Comunitária. Os programas começaram a ser implementados a partir de 1998, em comunidades amostrais, selecionadas com base na vocação da população pela atividade econômica e em critérios de acesso aos recursos a ser manejados.


Publicações

  • Cartilhas

    Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico

    Ano: 2023

    A publicação "Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico" é uma síntese dos resultados do “Projeto Javari-Buriti”, o qual teve objetivo produzir os subsídios necessários para a construção do plano de manejo desta Unidade de Conservação ARIE Javari-Buriti. O projeto foi uma parceria inédita entre a Coca-Cola Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Esta parceria possibilitou a realização dos primeiros levantamentos da biodiversidade e dos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a ARIE Javari-Buriti, além da criação de seu Conselho Gestor e a sinalização da Unidade de Conservação.


     

  • Livros

    Plano de Gestão Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã: volume I e II

    Ano: 2021

    Ana Claudeise Silva do Nascimento (Coordenação geral). – Manaus: Sociedade Civil Mamirauá; SEMA, 2020. 644p., il., color.


     

  • Livros

    Plano de Gestão Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã: caderno de mapas

    Ano: 2021

    Ana Claudeise Silva do Nascimento (Coordenação geral). – Manaus: Sociedade Civil Mamirauá; SEMA, 2020. 


     

  • Livros

    Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã: versão resumida e ilustrada

    Ano: 2021

    Ana Claudeise Silva do Nascimento (Coordenação geral). – Manaus: Sociedade Civil Mamirauá; SEMA. 2020. 102p., il., color

     

Repercussão

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: