Tecnologias Sociais

Água, Energia e Saneamento

Nos últimos vinte anos, o Instituto Mamirauá vem implementando tecnologias sociais voltadas para a ampliação do acesso à água, ao saneamento e à energia elétrica em comunidades isoladas da Amazônia. As tecnologias sociais são instaladas com a interação da população local e promovem a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias, que dispõem de acesso limitado aos serviços públicos.

Nas comunidades rurais que compõem as áreas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, o fornecimento de energia elétrica é feito por meio de pequenas termelétricas a diesel com alto custo de operação, manutenção e distribuição de combustível, e baixa eficiência no fornecimento de energia, em média, quatro horas por dia.

Dentre as 286 comunidades, apenas 153 contam com pequenos geradores funcionando poucas horas por dia. As demais 133 vivem às escuras. A oferta de serviços básicos de saneamento é inexistente e nenhuma das comunidades possui rede de esgoto, que dê um destino adequado aos dejetos. Somente 18 possuem poços artesianos. As comunidades de várzea utilizam água do rio para consumo.

Ao experimentar essas tecnologias, o Instituto Mamirauá aposta em soluções voltadas para os problemas sociais dessa população rural, com o intuito de criar modelos que tenham efeitos demonstrativos às demais comunidades rurais da Amazônia.

Esses projetos são desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de tecnologias Sustentáveis, Grupo de Pesquisa Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia e pelo Programa Qualidade de Vida.

Conheça esses projetos que estão melhorando a vida de comunidades isoladas na Amazônia!

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: