Conheça a dieta da onça-pintada brincando

Publicado em: 14 de agosto de 2017

Olá, amigos leitores,

Todo mundo já escutou falar da onça-pintada. A rainha das florestas brasileiras. Pelo amarelo, um monte de pintas pretas, garras afiadas, boca enorme e dentes compridos. Mas poucos conhecem os hábitos do maior felino do nosso continente.
 
Nesta edição, você vai conhecer a fundo os hábitos desse animal incrível por meio das descobertas dos pesquisadores do Instituto Mamirauá, que investigam, há mais de dez anos, a ecologia da onça-pintada nas florestas
inundáveis da Amazônia.
 
Vamos conhecer as onças-pintadas da Reserva Mamirauá e aprender sobre seu comportamento único, que as diferenciam de todas a outras onças e dos grandes felinos do mundo. Você também vai entender como é possível
que uma onça-pintada chamada Django tenha a pelagem bem pretinha, sem nenhum pelo amarelo e sem pintas (ou será que elas estão escondidas?).
 
Vamos descobrir juntos os principais alimentos da onça-pintada, que muitas vezes são animais inusitados! E conhecer seus parentes mais próximos, os outros felinos fascinantes que vivem com ela na Floresta Amazônica.
Como o gato-maracajá, que consegue virar suas patas em um ângulo de 180° para trás para explorar melhor a sua casa no topo das árvores.
 
Temos, ainda, jogos muito legais pra você se divertir e testar o seu conhecimento sobre a onça-pintada e os outros felinos da Amazônia. Ao terminar de ler esta edição de O Macaqueiro Kids, você vai ser um especialista sobre a onça-pintada, como os pesquisadores do Instituto Mamirauá! E vai poder ensinar aos seus amigos e a sua família um pouco sobre a nossa rainha da floresta.
 
Jogo da Memória: A dieta da onça-pintada
 
A "dona" onça está com fome! Ajude ela a achar o alimento com o "Jogo da Memória: a dieta da onça", que está no encarte desta edição de "O Macaqueiro Kids" ou jogue online clicando no link logo abaixo.
 
Em cada cartão, você vai encontrar a foto e o nome popular e científico de um animal que faz parte da dieta da onça-pintada na Amazônia. Também tem dois "coringas", fotos de filhotes de onça-pintada. É fácil de jogar:
 
Versão Impressa:
  • Embaralhe os cartões e vire eles para baixo;
  • Tente formar pares com cartões de animais iguais;
  • Convide os seus amigos para brincar com você e divirtam-se!

Versão Online:

  • As imagens estão embaralhadas;
  • Clique na imagem e tente formar pares de animais iguais. Ao todo são 10 combinações;
  • Convide os seus amigos para brincar com você e divirtam-se!

 

JOGAR ONLINE

 

Emiliano Esterci Ramalho,

pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia do Instituto Mamirauá

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: