Pesquisadores do Mamirauá lançam almanaque inédito “Tem Cientista Aqui”

Publicado em:  3 de março de 2023

Publicação visa popularizar o conhecimento científico sobre a Amazônia para o público infanto-juvenil de forma lúdica


Já pensou em popularizar a ciência  em formato de história em quadrinhos? Foi pensando nisso que o primeiro almanaque “Tem Cientista Aqui” foi produzido por pesquisadores(as) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), SEDECTI, Governo do Estado do Amazonas e da Rede Conexões Amazônicas.

A primeira tiragem do almanaque foi publicada em novembro de 2022 e conta com seis histórias em quadrinhos sobre arqueologia, botos e tucuxis, mudanças climáticas, comunidades ribeirinhas, onças-pintadas, recursos hídricos e diversas outras áreas do conhecimento. A pesquisadora do setor de arqueologia do IDSM, Karina Nymara, fez parte da construção do almanaque e conta como surgiu a ideia de produzir ciência em formato de quadrinhos.

“O projeto foi construído de forma coletiva. Buscamos  uma ciência que ultrapasse os muros das instituições e que possa ser vivida em vários espaços diferentes. Este almanaque representa um intercâmbio entre as ciências”, afirma.

b3c030ad0cf0b0ad4727ad4b189c3aa8

A ideia do nome do almanaque “Tem Cientista Aqui” foi proposital, segundo Ayan Fleischmann, pesquisador do IDSM, os executores do projeto querem mostrar as possibilidades do mundo da ciência para o público infanto-juvenil.

“Trabalhamos com este nome para fomentar que os estudantes também podem ser cientistas e se aproximarem da ciência de várias formas diferentes”.

Assim como Ayan, Bianca Darski, do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Biologia de Peixes do IDSM, também atuou no projeto, para ela, além de ser uma obra lúdica o almanaque também pode ser usado como material didático por educadores. “O almanaque “Tem Cientista Aqui” mostra a parte divertida da ciência, de questionar e de buscar soluções e melhorias para a vida das pessoas”, explica.

db7cf08f5ef95700d1b35ac1bf80beaf

Apesar de ser voltado para o público infanto-juvenil, o almanaque tem conquistado pessoas de todas as idades que procuram conhecer sobre as pesquisas na Amazônia de um jeito mais didático. A primeira tiragem da publicação foi distribuída em oficinas do Projeto Conexões Educativas no Médio e Alto Solimões. 

A versão online do almanaque e mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site da Rede Conexões Amazônicas e no site do IDSM. Pensando na acessibilidade, o almanaque também está disponível em formato de vídeo com audiodescrição

Acesse o almanaque aqui.

Texto: Nayá Tawane

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: