MCTIC assina repasse de recursos para o Instituto Mamirauá

Publicado em: 29 de maio de 2019

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, assinou nesta terça-feira (28) o termo aditivo que repassa o valor de R$2,6 milhões para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, organização social vinculada ao órgão. 

Durante a sessão especial em homenagem aos 20 anos do Instituto Mamirauá, realizada na segunda-feira (27), no plenário do Senado Federal, o secretário-executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, anunciou que o contrato já estava na mesa do ministro Marcos Pontes para ser assinado.

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, João Valsecchi, ressaltou que o ministro tem um compromisso muito grande com a missão institucional do IDSM, com a missão Mamirauá. "Ele de fato está preocupado com a implementação das ações e tem se empenhado para fazer essa reposição orçamentária não só do Instituto Mamirauá, mas de todas as organizações sociais supervisionadas pelo Ministério", disse durante a assinatura do termo.

Os 20 anos do instituto

O diretor do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, destaca que o IDSM tem muito o que comemorar nesses 20 anos de existência. Segundo ele, além do conhecimento gerado ao longo desse tempo, a ação do Mamirauá tem um efeito direto na vida das pessoas e na conservação da biodiversidade.

Valsecchi citou um exemplo que era comum na região, a evasão das pessoas em busca de saúde, educação, trabalho, e destacou que hoje está acontecendo o processo inverso, a população local retornando para a área da unidade, porque lá é possível realizar manejo de recurso natural com o assessoramento técnico da Instituição, o que gera renda para as pessoas da comunidade. "O impacto é visível, ele é mensurável, a gente mede isso", comemora.

"Não é uma missão que está no papel, é uma missão que a gente vê acontecendo no dia-a-dia, na prática. Então, temos muito de fato o que comemorar", disse o representante do Instituto. 

Texto: ASCOM/MCTIC

Ministro Marcos Pontes se reuniu com o diretor-geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, para assinatura do termo (Foto: Márcio Nascimento)
Termo aditivo repassa o valor de R$2,6 mi para organização (Foto: Márcio Nascimento)

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: