Criadores de abelhas discutem boas práticas da produção e comercialização de mel

Publicado em:  2 de setembro de 2016

Os criadores de abelhas nativas sem ferrão da região de Tefé (AM) reuniram-se, na última quinta-feira, dia 01 de setembro, para o 1º Encontro de Meliponicultores do Médio Solimões. O evento reuniu instituições e criadores para discutir as boas práticas do manejo de abelhas, a legislação vigente e a comercialização dos produtos.

O encontro foi promovido pela Associação de Produtores Agroextrativistas da Floresta Nacional de Tefé e Entorno (Apafe), com o apoio do Instituto Mamirauá, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Secretaria de Produção e Abastecimento do município de Tefé e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O técnico do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto Mamirauá, Jacson Rodrigues, acompanha os criadores de abelhas associados à Apafe, contribuindo com a assessoria técnica para o desenvolvimento do manejo de abelhas para produção de mel. "Esse é um momento de reunir as instituições parceiras, os criadores e as associações para discutir estratégias e tentar viabilizar cada vez mais a atividade aqui na região. Hoje, a gente vê que a atividade está ganhando uma visibilidade muito boa no estado do Amazonas. É importante a gente contribuir para o fortalecimento da atividade na região", comentou.

Durante o encontro, Jacson apresentou a legislação atual vigente a respeito da meliponicultura e as orientações do Instituto Mamirauá - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – sobre o manejo das abelhas nativas sem ferrão para a produção de mel. Foi distribuída, para os participantes do evento, a cartilha desenvolvida pelo Instituto com as técnicas e práticas da atividade, a partir das experiências com os criadores de abelha da Reserva Amanã.

Francisco Dárcio Falcão, presidente da Apafe, afirma que o manejo de abelhas vem se configurando como uma atividade para complemento de renda das famí­lias. "Nós começamos como alunos e, hoje, nós somos multiplicadores do conhecimento dos criadores de abelhas da Flona. Éramos quatro criadores em 2011 e, hoje, somos 25. É uma atividade que tem mercado, que gera renda, um complemento. Hoje eu tenho alguns materiais comprados com a venda do mel, já estamos conseguindo investir em equipamento para a própria atividade", disse.

Em 2011, por meio de uma parceria com o ICMBio, o Instituto Mamirauá realizou um curso sobre manejo de abelhas sem ferrão para a produção de mel para os produtores rurais da Flona Tefé. Desde o período, os técnicos do Instituto apoiam o desenvolvimento da atividade.

"O Instituto Mamirauá teve uma participação muito importante para a formação desse grupo. Essa parceria começou em 2011, através de um curso que foi o marco inicial para a esse processo de criação de abelhas pela Flona. A participação do Instituto foi e é muito importante para dar suporte aos produtores", contou Astrogildo Martins de Moraes, Analista Ambiental do ICMBio.

Astrogildo reforça que a atividade surgiu a partir de uma demanda dos próprios comunitários. "É importante ressaltar que esse é um projeto de iniciativa popular, que surgiu pelos produtores e moradores da Flona, que tiveram a ideia de criar abelhas, incentivados e apoiados pelo ICMBio, mas tocado pelos próprios comunitário, com ajuda de alguns parceiros. O que a gente tira como positivo desse grupo é a melhoria na qualidade de vida, que já é uma fonte de renda que ajuda na manutenção da família, eles já têm a confiança do consumidor no mercado local e a venda de toda a produção localmente. O mais legal de tudo é que esse é um projeto tocado por eles: eles mesmos são os treinadores, fazem os cursos, as oficinas, a mobilização, trocam experiência entre si", comentou.

Atualmente, são 25 famí­lias da Flona de Tefé, associadas à Apafe, que realizam o manejo de abelhas. Além dos criadores da Flona, também participaram do encontro criadores da Reserva Amanã, Estrada da Agrovila e Ramal do Pavão.

Texto: Amanda Lelis

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: