Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - 15º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia - https://www.mamiraua.org.br/simcon

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Simcon

EduCoelho

15º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia

Inscrições abertas para o 15º SIMCON

 

Nos dias 03 a 06 de julho de 2018, o Instituto Mamirauá realizará a décima quinta edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia - Simcon. O evento ocorrerá em Tefé, estado do Amazonas.

O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

Prazo para inscrições de resumos de trabalhos científicos: 15 de abril de 2018 (finalizadas)

As inscrições de ouvintes são gratuitas

Desde a sua primeira edição, em 2004, o encontro transformou-se de um evento local de apresentação de pesquisas realizadas nas Reservas Mamirauá e Amanã para um evento de maior abrangência, reunindo pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. Em 2017, ocorreram 20 apresentações orais e 63 pôsteres foram expostos.  Mais de 200 pessoas participaram do evento. 

 

          

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Acesse aqui

Sessão de Pôsteres

Livro de Resumos 15º SIMCON

 

4º Seminário Anual do Projeto Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC)

 

Em paralelo ao 15º SIMCON estaremos realizando o 4º Seminário Anual do Projeto Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC) que acontecerá nos dias 02 e 06 julho de 2018 (segunda e sexta-feira).

 

A programação do Seminário será composta por apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados no âmbito do projeto BioREC. Sendo uma oportunidade de debater com o público presente os resultados das ações nas áreas de educação ambiental, manejo de recursos florestais não-madeireiros, sistemas agroflorestais, proteção ambiental e recuperação de áreas degradadas. 

Confira a programação das apresentações aqui.

 

 

Normas e informações gerais sobre o  15º SIMCON 

1 – INSCRIÇÃO

1.1- A INSCRIÇÃO DE OUVINTES pode ser feita através do formulário de inscrição de ouvintes e no dia do evento.

1.2 - A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS será feita mediante o envio do resumo, via formulário de inscrição de resumosaté às 23:30 do dia 15 de abril de 2018 (finalizadas).

(Atenção ao preencher seus dados no ato da inscrição. Estas informações não poderão ser alteradas e serão utilizadas para a elaboração dos certificados.)

1.3- As inscrições são gratuitas. A confirmação da inscrição se dará pelo recebimento do e-mail automático de confirmação.

1.4 – No caso de quaisquer dúvidas em relação ao envio do resumo, entrar em contato com a Comissão de Organização do SIMCON pelo email: simposio@mamiraua.org.br.

 

2 - INFORMAÇÕES para submissão de trabalhos

2.1 - As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e pôsteres. 

2.2 - Os trabalhos submetidos deverão contemplar resultados de pesquisas relevantes para a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais.

2.3 - O resumo deverá conter uma introdução descrevendo uma visão geral do tema e apresentando os objetivos do trabalho. Os métodos devem ser apresentados em seguida, com a descrição da metodologia utilizada na pesquisa: procedimentos, estratégias, técnicas, ambientes, amostra, etc. Os principais resultados da pesquisa devem ser descritos. O resumo deve apresentar as conclusões com base nos resultados da pesquisa, relacionando-os com os objetivos iniciais. Os resumos que não apresentarem estas características não serão aceitos. O resumo deverá conter no máximo 5000 caracteres com espaços.

2.4 - Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o IDSM a utilizar a obra de sua autoria em publicação impressa, digital, internet, pen drive, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

2.5 - Não serão aceitos os seguintes tipos de resumos:

·         Aqueles que não apresentarem os componentes mínimos de um resumo (Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões).

·         Aqueles que contenham apenas a descrição de projeto ou intenção de trabalho;

·         Resumo de trabalho que não se caracterize como pesquisa científica.

2.6 - Resumos que apresentarem apenas resultados preliminares poderão ser encaminhados para apresentação em pôster.

2.7 - É permitido a qualquer autor inscrever mais de um trabalho.

2.8 - O IDSM não patrocinará qualquer despesa de autor, estudante ou entidade, seja qual for sua natureza.

2.9 – O Livro de Resumos do evento será disponibilizado em formato eletrônico, para download no site do IDSM, previamente ao início do evento.

2.10 - O trabalho não selecionado não será devolvido ao autor e não constará na programação do evento. O trabalho que não for apresentado presencialmente, conforme programação de apresentações a ser disponibilizada, não constará na versão final do Livro de Resumos.

2.11– Toda correspondência relativa a trabalhos científicos será feita por meio do e-mail de contato informado na inscrição.

 

3 – AVALIAÇÃO e SELEÇÃO

3.1- Os avaliadores serão pesquisadores do IDSM ou avaliadores ad hoc.

3.2 - O trabalho que for inscrito solicitando apresentação oral poderá ser encaminhado para apresentação em pôster, caso os avaliadores assim indiquem. Neste caso, o autor será consultado para aceitar ou não a indicação.

3.3 - O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo, e é de responsabilidade da Comissão de Organização do evento.

3.4- O autor será comunicado por e-mail sobre o aceite ou recusa do resumo a partir do dia 31/05/2018.

3.5 – Os resumos que forem aceitos mediante correção serão devolvidos aos autores e estes terão sete dias para fazer as correções sugeridas, ou enviar justificativa plausível para a recusa das correções solicitadas. Caso não haja resposta dentro do prazo estipulado implicará na recusa do mesmo. 
 
3.6 – Caso seja solicitado correções para resumo com forma de apresentação ORAL, a correção do mesmo não implicará em aceite imediato. Devido ao número limitado de vagas para apresentações ORAIS, haverá avaliação da comissão juntamente com análise das avaliações enviadas pelos avaliadores do referido resumo.
 

 

4 – INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER

4.1- O tempo de apresentação oral será de 15 minutos. O autor terá também 5 minutos para receber e responder às perguntas dos demais participantes do evento.

4.2- Na apresentação oral o autor deve seguir as seguintes recomendações:

·         Apresentar uma breve introdução ao tema do estudo e os objetivos da pesquisa;

·         Descrever brevemente a metodologia;

·         Priorizar a apresentação dos resultados mais relevantes do trabalho;

4.3- Os pôsteres serão apresentados em sessão especial com duração de duas horas. Um dos autores do trabalho deverá estar presente durante toda a sessão. Os pôsteres devem ser elaborados seguindo o modelo abaixo:

Modelo de pôster em Power Point

 

 

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