Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Pontos Turísticos - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/viver/pontos-turisticos/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Viver

Everson Tavares

Pontos Turísticos

Viver em Tefé e em campo
Encontro das Águas. Foto: Alex Socci
Comunidade da Missão. Foto: Rafael Forte
Praia de Nogueira. Foto: Amanda Lelis
Praia do Amor. Foto: Fernanda Borges
O fluxo dos rios, as praias que surgem no período da seca, a riqueza de biodiversidade, os prédios históricos e as comunidades tradicionais. Muitas são as belezas da região do Médio Solimões. A bela paisagem da região contribui para o encanto de turistas, vindos de várias localidades. Abaixo, selecionamos alguns passeios e pontos interessantes em Tefé e cidades vizinhas.
 
Matriz de Santa Teresa
Localizada no centro de Tefé, a igreja Matriz de Santa Teresa é um ponto de referência no município. Na praça da matriz são realizados alguns eventos da cidade, como feiras de comidas típicas, encontros com apresentações culturais e a tradicional festa de Santa Teresa, padroeira da cidade, que ocorre no dia 15 de outubro. A igreja é pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Conselho Episcopal Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 
Praça Remanso do Boto
Também localizada no centro de Tefé, é na praça Remanso do Boto em que acontecem os eventos da cidade, como a Festa da Castanha, tradicional comemoração da cidade, as festividades de ano novo, shows feira de artesanato.
 
Seminário São José
O Seminário de Tefé é uma construção do início do século XX localizada no centro da cidade com importância histórica e cultural. Ao longo dos anos, o Seminário de Tefé tornou-se local de formação, cultura e educação de jovens da região. Hoje funcionam no prédio diversas atividades sociais voltadas a crianças, adolescentes e idosos. Estima-se que a primeira parte do prédio tenha sido inaugurado em 1919.
 
Comunidade da Missão 
Próximo à confluência do Lago Tefé e rio Solimões, a alguns minutos do porto de Tefé, localiza-se a comunidade da Missão. Com uma bela vista do rio Solimões, no local está a igreja histórica, com mais de 100 anos de sua construção, a casa da Missão, construída em 1956, e o cemitério dos missionários. No local, se deu o início da Missão dos Espiritanos em Tefé, em 1897. O local foi fundado por padres para a missão de evangelização de povos indígenas. 
Fonte: www.casadamissao.blogspot.com.br  
 
Comunidade da Agrovila
No ano de 1964 chega ao Brasil o Irmão Falco quem se dedica ao cooperativismo em conjunto com os agricultores de Tefé, e vendo a perda das plantações por causa  enchente consegue a doação de terra firme e cria uma Agrovila. No ano de 1974-1977 é inaugurada á Agrovila com um salão comunitário, uma capela de madeira, uma escola e uma serie de casas em forma de meia lua ate chegar no limite das terras a serem plantadas. 
 
Praias 
Com a chegada da seca, começam a se formar as praias de rio na região. As altas temperaturas favorecem os passeios nessas praias sazonais, geralmente entre os meses de agosto e fevereiro. Geralmente de fácil acesso, algumas localizadas em Tefé, como a Praia de Itapoã, e outras em cidades vizinhas, como a Praia de Nogueira, no município de Alvarães.
 
Encontro das Águas
O encontro das águas escuras do Lago Tefé e a água barrenta do rio Solimões é uma das belas atrações naturais de Tefé. A bela paisagem e grande produtividade do rio possibilitam a observação de animais como o boto-vermelho e o tucuxi, que saltam fazendo um espetáculo à parte. 
 
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Tefé
 

 

Financiadores