Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Dados Gerais - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/viver/atividades-economicas-de-tefe/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Viver

Everson Tavares

Dados Gerais

Viver em Tefé e em campo

 



 

Fotos: Rafael Forte e Edu Coelho


 

Tefé possui população estimada em 62.662 habitantes, numa área de 23.704,475 km². O município está localizado a 545 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas. Como outras cidades do estado, o clima em Tefé é quente e úmido. Sua paisagem se altera de acordo com o fluxo dos rios. Em relação ao horário de Brasília, Tefé tem a diferença de uma hora a menos. Exceto no período de horário de verão, em que o relógio deve ser ajustado para duas horas a menos.

A cidade possui dois hospitais públicos e postos de saúde em diversos bairros. De acordo com o IBGE, são 26 estabelecimentos de saúde municipais e cinco privados. Também possui um campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

Dados da Prefeitura Municipal de Tefé indicam as principais atividades econômicas do munícipio, sendo:
 
• Setor Primário
- Agricultura: tem como principais produtos abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão, juta, malva, mandioca, melancia e milho. Entre culturas permanentes estão abacate, cacau, coco, laranja, limão e manga.
- Pecuária: não tem muita representatividade na formação do setor Primário em Tefé. O rebanho existente destina-se, principalmente, ao mercado consumidor local.
- Pesca: destaca-se a atividade pesqueira gerando renda ao município. Tefé desponta como um dos grandes entrepostos de comercialização de pesca no estado.
- Avicultura: ao lado das criações domésticas existem empreendimentos de cunho empresarial, destacando-se a criação de galinhas e patos.
- Extrativismo Vegetal: ocupa o lugar de maior destaque na formação econômica do setor. Destaca-se a extração de madeira, borracha, goma, castanha e óleo de copaíba.
 
• Setor Secundário
- Indústrias: serrarias, olarias, fábricas de tubos para a canalização de águas pluviais, fábricas de móveis, usinas de beneficiamento de arroz, estaleiros e padarias.
 
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: agências bancárias (*), hotéis e supermercados.

(*) A rede bancária de Tefé é composta de: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco da Amazônia. Não existe o serviço de banco 24 horas. 
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Tefé, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Para informações completas, veja o site do IBGE

Financiadores