Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - 16º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/normas-e-informacoes-gerais/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Simcon

Edu Coelho

16º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia

Inscrições abertas para o 16º SIMCON

 

Nos dias 02 a 05 de julho de 2019, o Instituto Mamirauá realizará a décima sexta edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia – SIMCON. O evento ocorrerá no município de Tefé, Amazonas, na sede do Instituto Mamirauá.

O Simpósio tem como objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

 

Prazo para inscrições de resumos de trabalhos científicos15 de abril de 2019

As inscrições são gratuitas

 

 

          

 

Desde a sua primeira edição, em 2004, o encontro transformou-se de um evento local de apresentação de pesquisas realizadas nas Reservas Mamirauá e Amanã para um evento de maior abrangência, reunindo pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. Em 2018, ocorreram 24 apresentações orais, 52 pôsteres foram expostos e o total de 296 inscrições. 

 

        LINKS ÚTEIS

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Programação geral - em breve

Sessão de Pôsteres - em breve

Livro de Resumos (preliminar) 16º SIMCON - em breve

 

Normas e informações gerais sobre o 16º SIMCON 

1 – INSCRIÇÃO

1.1- A INSCRIÇÃO DE OUVINTES pode ser feita através do formulário de inscrição de ouvintes e no dia do evento.

1.2 - A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS será feita mediante o envio do resumo, via formulário de inscrição de resumos, até às 23:59 do dia 15 de abril de 2019.

(Atenção ao preencher seus dados no ato da inscrição. Estas informações não poderão ser alteradas e serão utilizadas para a elaboração dos certificados.)

1.3- As inscrições são gratuitas. A confirmação da inscrição se dará pelo recebimento do e-mail automático de confirmação.

1.4 – No caso de quaisquer dúvidas em relação ao envio do resumo, entrar em contato com a Comissão de Organização do SIMCON pelo e-mail: simposio@mamiraua.org.br.

 

2 - INFORMAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

2.1 - As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e pôsteres. 

2.2 - Os trabalhos submetidos deverão contemplar resultados de pesquisas relevantes para a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais.

2.3 - O resumo deverá conter uma introdução descrevendo uma visão geral do tema e apresentando os objetivos do trabalho. Os métodos devem ser apresentados em seguida, com a descrição das etapas, procedimentos, amostras, técnicas e outros itens utilizados para a execução da pesquisa. Os principais resultados alcançados devem ser então apresentados. O resumo deve ainda apresentar as conclusões com base nos resultados da pesquisa, relacionando-os com os objetivos. Os resumos que não apresentarem estas características não serão aceitos. O resumo deverá conter no máximo 3000 caracteres (com espaços).

2.4 - Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o IDSM a utilizar a obra de sua autoria em publicações impressas, digitais e em seus veículos de comunicação institucionais, ou em qualquer outra mídia relevante à pesquisa e à missão institucional.

2.5 - Não serão aceitos os seguintes tipos de resumos:

  • Aqueles que não apresentarem os componentes mínimos de um resumo (Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões);
  • Aqueles que contenham apenas a descrição de projeto ou intenção de trabalho;
  • Resumo de trabalho que não se caracterize como pesquisa científica.

2.6 - Resumos que apresentarem apenas resultados preliminares poderão ser encaminhados para apresentação em pôster.

2.7 - É permitido a qualquer autor inscrever mais de um trabalho.

2.8 - O IDSM não patrocinará qualquer despesa de autor, estudante ou entidade, seja qual for sua natureza.

2.9 – A lista de resumos do evento será disponibilizado em formato eletrônico, para download no site do IDSM, previamente ao início do evento.

2.10 – O trabalho não selecionado não será devolvido ao autor e não constará na programação do evento. O trabalho que não for apresentado presencialmente, conforme programação de apresentações a ser disponibilizada, não constará na versão final do Livro de Resumos.

2.11– Toda correspondência relativa a trabalhos científicos será feita por meio do e-mail de contato informado na inscrição.

 

3 – AVALIAÇÃO e SELEÇÃO

3.1- O trabalhos submetidos serão previamente examinados pela comissão organizadora, onde serão avaliados se o mesmo cumpre as instruções contidas nos itens 2.1; 2.2; 2.3; 2.4 e 2.5. Os resumos que não atenderem as normas de submissão poderão ser resubmetidos respeitando a data limite de 15/04/2019.  

3.2 -As avaliações serão realizadas por pesquisadores do IDSM ou avaliadores ad hoc.

3.3 - O trabalho que for inscrito solicitando apresentação oral poderá ser encaminhado para apresentação em pôster, caso os avaliadores assim indiquem. Neste caso, o autor será consultado para aceitar ou não a indicação.

3.4- O autor será comunicado via e-mail sobre o aceite, solicitação de correções, ou recusa do resumo a partir do dia 31/05/2019.

3.5 – Os resumos que forem aceitos mediante correção serão devolvidos aos autores e estes terão cinco dias para fazer as correções sugeridas, ou enviar justificativa plausível para a recusa das correções solicitadas. A falta de resposta dentro do prazo estipulado implicará na recusa do mesmo. 

3.6 – O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo. Caso seja solicitado correções para resumos inscritos na forma ORAL, a correção do mesmo não implicará em aceite imediato. Devido ao número limitado de vagas para apresentações ORAIS, haverá avaliação da comissão juntamente com análise das avaliações enviadas pelos avaliadores do referido resumo.

 

4 – INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER

4.1- O tempo de apresentação oral será de 15 minutos. O autor terá também 5 minutos para responder às perguntas dos demais participantes do evento. O não cumprimento do tempo acarretará em desconto de tempo para discussão e/ou desconto na avaliação da apresentação.

4.2- Na apresentação oral o autor deve seguir as seguintes recomendações:

  • Apresentar uma breve introdução ao tema do estudo e os objetivos da pesquisa;
  • Descrever brevemente a metodologia;
  • Priorizar a apresentação dos resultados mais relevantes do trabalho e as conclusões;

4.3- Os pôsteres serão apresentados em sessão especial com duração de duas horas. Um dos autores do trabalho deverá estar presente durante toda a sessão. Os pôsteres devem ser elaborados seguindo o modelo abaixo:

Modelo de pôster em Power Point

 

5 – AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

5.1- Os trabalhos serão avaliados e premiados nas categorias oral e pôster. A nota final será obtida através de média aritmética das notas de avaliação do resumo e da apresentação (oral ou pôster).

5.2- Os resumos e apresentações (oral ou pôster) serão avaliados por pares, conforme disposto no item 3.2, com experiência reconhecida na(s) área(s) de abrangência da pesquisa, possuindo minimamente o título de Mestre. Para tanto, no momento da inscrição, o pesquisador deverá selecionar as grandes áreas de concentração do trabalho (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Outras).

5.3- A avaliação do resumo levará em consideração a apresentação de acordo com as regras dispostas no item 2.3, bem como em critérios predefinidos (a- Originalidade do trabalho e relevância do tema, b- Pertinência do título, c- Clareza, pertinência e consecução dos objetivos, d- Adequação e qualidade da metodologia, e- Análise de dados e resultados, f- Conclusões: fundamentos, coerência e alcance, g- Consistência do trabalho e qualidade do resumo, h- Qualidade da redação e organização do texto, incluindo ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal). O resumo poderá ser aceito, aceito com correções, aceito e indicado para pôster ou rejeitado.

5.4- A avaliação da apresentação oral e de pôster será feita em critérios predefinidos: a- Clareza na apresentação, b- Qualidade visual da apresentação, c- Consistência na metodologia, d- Consistência dos resultados e das conclusões, e- Desempenho durante a apresentação, f- cumprimento do tempo estabelecido para a apresentação de acordo com o item 4.1.

5.5- Serão premiados os três trabalhos que apresentarem as maiores notas finais nas categorias oral e pôster. A premiação será composta por um certificado e brindes.

 

 

 

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