Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Minicursos - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/minicursos/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Simcon

Edu Coelho

Minicursos

Estão abertas as inscrições para os minicursos do 16º SIMCON. Todos os minicursos serão ministrados no dia 02/07/2019. As inscrições serão recebidas até 10/06/2019 e a lista de selecionados será divulgada no site do SIMCON até o dia 25/06/2019.  

As inscrições devem ser encaminhadas via preenchimento completo de formulário disponível abaixo:

Faça aqui sua inscrição

 

MINICURSO 1:   ESTUDOS GENÉTICOS E O FUTURO DA BIOLOGIA COMPARADA  

Descrição: Este minicurso tem como objetivo apresentar de forma simplificada a importância de conhecer os conceitos básicos de genética e o dia a dia de quem trabalha nessa área de estudos. Será apresentado um breve resumo/revisão sobre genética clássica, citogenética e genética molecular. O que é um estudo genético, quais os tipos de dados obtidos e como entender eles. Como a genética clássica, citogenética e genética molecular são utilizadas em estudos evolutivos, biogeográficos, filogeográficos e populacionais. Como as descobertas nessa área estão auxiliando nosso entendimento sobre a vida e história evolutiva. Para participar deste minicurso não é necessário conhecimento prévio de genética

Palestrante: Ivan Junqueira é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Genética Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, possui doze anos de experiência no estudo evolutivo e ecológico de mamíferos e atualmente é pesquisador bolsista do grupo de estudos em ecologia de vertebrados terrestres no Instituto Mamirauá, desenvolvendo trabalhos com genética de pequenos mamíferos amazônicos.

Local: Sala de aula 1 da Biblioteca

Horário: 08:30 – 12:00

Vagas: 15

 

MINICURSO 2:  REDES NEURAIS ARTIFICIAS APLICADAS À ECOLOGIA FLORESTAL

Descrição: O curso tem o objetivo de introduzir o estudo das Redes Neurais Artificias (RNA) como ferramenta para resolver problemas na área florestal (modelagem da altura das árvores, modelagem do volume das árvores e problemas de classificação). Atividades: introdução a ferramenta (RNA), práticas de estimativa de altura das árvores, do volume e classificação (volume).

Palestrante: Leonardo Pequeno Reis é graduado em Engenharia Florestal e mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de florestas tropicais, dinâmica florestal, colheita florestal, potencial madeireiro, Inteligência Artificial e Redes Neurais Artificiais (RNA).

Local: Mini auditório do prédio de Pesquisas Aquáticas

Horário: 13:00 – 17:00

Vagas: 8

 

MINICURSO 3:   BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PEIXES AMAZÔNICOS

Descrição: Este minicurso tem como objetivo descrever as características reprodutivas de peixes amazônicos, abordando a descrição morfológica dos ovários e testículos, que permite uma correlação com a maturação gonadal. Outras características reprodutivas também serão abordadas como período de desova, fecundidade, proporção sexual e cuidado parental. O minicurso será dividido em duas partes: pela manhã será feita exposição teórica, com foco na diferenciação sexual dos peixes, estratégias e táticas reprodutivas; a tarde, será apresentada a parte prática do estudo, incluindo pesagem, biometria e identificação sexual dos peixes.

Palestrante: Jomara Oliveira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, possui treze anos de experiência em estudos de biologia reprodutiva de peixes. Atualmente é pesquisadora bolsista do grupo de Ecologia e Biologia de Peixes no Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Local: Mini auditório do prédio de Pesquisas Aquáticas (manhã) e Laboratório de Biologia de Peixes (tarde)

Horário: 08:30 – 11:30 e 14:00 – 18:00

Vagas: 15

 

MINICURSO 4: EXPLORAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS UTILIZANDO O GOOGLE DATA STUDIO

Descrição: Essa ferramenta da Google possibilita ao usuário uma série de possibilidades, como: visualizar os dados por meio de gráficos e tabelas, compartilhar insights com sua equipe ou com o mundo, acelerar o processo de criação de relatórios e tomadas de decisão.

Palestrante: Elias Lourenço Vasconcelos Neto é mestre em ciências florestais e ambientais pela UFAM. Trabalhou como professor de Estatística entre 2011 e 2018. Experiência em análise de dados e criação de rotinas no software R. Atualmente compõe o grupo de ecologia florestal do Instituto Mamirauá trabalhando com dinâmica florestal em clareiras.

Local: Sala de aula 1 da Biblioteca

Horário: 14:00 – 18:00

Vagas: 10

 

MINICURSO 5: ABORDAGEM DE CIÊNCIA CIDADÃ NA PESQUISA

Descrição: Neste minicurso serão apresentadas formas de participação e os princípios da abordagem de ciência cidadã na pesquisa científica, exemplos de projetos em diferentes áreas temáticas e ferramentas que podem ser usadas para viabilizar estes projetos. Será apresentado também o caso do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, que tem como foco o monitoramento de peixes e água e é desenvolvido pela WCS, Instituto Mamirauá e parceiros. 

Palestrante: Maria Cecilia Gomes é engenheira ambiental, mestre em Engenharia Ambiental,  pesquisadora do Instituto Mamirauá desde 2010 e coordenadora do Programa de Qualidade de Vida e do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia- Médio Rio Solimões.

Local: Sala 1 do CVT

Horário: 08:30 – 12:00

Vagas: 20

 

MINICURSO 6: INTRODUÇÃO À DEMOGRAFIA

Descrição: Este minicurso visa apresentar os principais conceitos da demografia, as fontes de dados e tipos de mensuração demográfica. Pretende-se demonstrar aos participantes como os estudos de população podem contribuir para entender as relações entre população e ambiente, e para diferentes pesquisas sejam elas no âmbito social, econômico ou ambiental. Em estudos que envolvem as relações entre população e ambiente, entender a dinâmica populacional é primordial para contexto a ser analisado.

Palestrante: Heloísa Corrêa Pereira possui Doutorado em demografia, é pesquisadora pelo Programa de Capacitação Institucional PCI/MCT – CNPq, membro do grupo de pesquisa “Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia”. Atualmente dedica-se ao estudo sobre as relações socioespaciais entre o rural e o urbano na Amazônia brasileira.

Palestrante:  Ana Claudeise Silva do Nascimento, doutora em Sociologia, mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do IDSM-OS/MCT, desde 2004, desenvolve projetos de pesquisas sociais e coordenou programa de extensão com populações tradicionais de unidades de conservação de uso sustentável. Líder do Grupo de Pesquisas “Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia”, IDSM/CNPq, com experiência na área de sociologia rural, principalmente nos temas da socioeconomia e demografia, tecnologias sociais e processos de mudanças sociais na várzea amazônica.

Local: Sala 1 do CVT

Horário: 14:00 – 18:00

Vagas: 20

 

 


 

 

 

 

Financiadores