Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Concurso de Fotografias - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/concurso-de-fotografias/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Simcon

EduCoelho

Concurso de Fotografias

9º Concurso de Fotografias do IDSM
Victor Castro; Wezzdy Del Toro; Diego Mendes; Iaci Penteado.

Estão abertas as inscrições para o 9º Concurso de Fotografias do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Os interessados podem mandar suas fotos do dia 17 de abril até o dia 22 de junho de 2018.

Amazônia em Foco é o tema desta edição. As fotografias inscritas devem ilustrar diferentes existências no complexo ecossistema amazônico. Devem trazer perspectivas sobre as resistências e modos de vida das populações que aqui estão, assim como dos recursos naturais, em diversas escalas e olhares temáticos.

Para compor um cenário dessas tantas Amazônias, as categorias para inscrição no concurso dialogam com estratégias de conservação da sociobiodiversidade, frente aos desarranjos e contradições, não recentes, que vem acontecendo no âmbito da política socioambiental brasileira.

Categorias para inscrição

Neste ano, teremos 4 categorias para inscrição de fotografias, conforme listado a seguir:

Amazônia Biodiversa: imagens que retratem e revele a biodiversidade em sua plenitude, por meio da fauna, flora e das paisagens naturais;

Amazônia e suas culturas: os olhares sobre os modos de vida das populações que vivem na floresta e constroem ali suas paisagens culturais, em todas as suas vertentes e particularidades (cultural, econômica, social, ambiental, cosmológica);

Amazônia Resiste: imagens sobre o enfrentamento, ameaças e desafios nos contextos naturais e antrópicos, com olhares sobre políticas, movimentos sociais e a construção de novas formas de uso sustentável dos territórios e manejo dos recursos naturais.

Amazônia, palavra feminina: Conta a lenda, que existia na Amazônia uma tribo de índias chamadas Ykamiabas, que caçavam, pescavam, fabricavam todos os pertences necessários a reprodução de suas vidas e eram exímias guerreiras. Foi com inspiração nessas mulheres, que surgiu o nome Amazônia (LOPES, 2014). Esta categoria busca valorizar a Ykamiabas atuais, através de fotografias que retratem a mulher da e na Amazônia, suas características, fragilidades, resistências e territorialidades. 

Para participar do concurso

As inscrições devem ser encaminhadas via preenchimento completo de formulário disponível aqui (link). Qualquer pessoa está apta a participar, desde que seja autora das fotografias inscritas. Os interessados somente poderão fazer a inscrição de uma fotografia por categoria, e não será necessária a inscrição em todas as categorias.

Fotografias selecionadas por comissão interna serão divulgadas durante a realização do 15º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, quando os participantes poderão votar em uma foto favorita. As duas primeiras fotografias mais votadas em cada categoria serão premiadas.

Para mais informações, consulte o regulamento do 9º Concurso de Fotografia do IDSM disponível aqui (link). Lembramos que em caso de fotografia com pessoas retratadas é indispensável apresentar, no ato da inscrição, o termo de cessão de uso de imagem de cada retratado. Os referidos termos estão disponíveis nos links abaixo.

Link1 – Autorização de retratado adulto

Link 2 – Autorização de retrado menor de 18 anos

 

Financiadores