Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - GP Organização Social - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/pesquisa-e-monitoramento/grupos-de-pesquisas/gp-organizacao-social/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Pesquisa e Monitoramento

Rafael Forte

GP Organização Social

Grupo de Pesquisa Organização Social e Manejo Participativo dos Recursos Renováveis e Não-renováveis na Amazônia

As Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã na região do Médio Solimões (AM) são o alvo espacial preferencial dos estudos do grupo, que têm como foco a organização social da região. O grupo investiga as atividades de manejo de recursos naturais realizadas nestas unidades de conservação e seu entorno, os processos de organização social, o histórico da ocupação, os processos de formação e diferenciação social das comunidades. As relações sociais de produção, enfocando a produção e transmissão do conhecimento, a apropriação coletiva dos recursos, as redes  e os sistemas de manejo participativos também são alvos de pesquisa. O manejo de recursos pesqueiros e florestais e o turismo de base comunitária são exemplos de processos coletivos objetos de estudo.

A produção científica do grupo tem sido no formato de dissertações, teses, relatórios e artigos científicos abrangendo temas como a economia doméstica nas comunidades das RDS Mamirauá e Amanã, as técnicas e redes de comercialização do artesanato regional, arqueologia e cultura material na região dos lagos Amanã e Tefé, as transformações sociais e processos políticos nas comunidades do médio Solimões e afluentes. Os resultados das pesquisas contribuem para subsidiar as ações de manejo participativo assessoradas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O grupo também é responsável por realizar o monitoramento socioeconômico das RDS Mamirauá e Amanã e gerir o acervo etnográfico institucional.

Linhas de pesquisas

  • Linha 7 - Turismo em unidades de conservação: planejamento e gestão
  • Linha 6 - Técnica, corpo e cultura material
  • Linha 5 - Produção socioeconômica e redes de circulação
  • Linha 4 - Redes de Relações e Processos Sociais na Amazônia Contemporânea
  • Linha 3 - Organização Social, cosmologia e conhecimentos tradicionais
  • Linha 2 - Manejo participativo dos recursos da sociobiodiversidade
  • Linha 1 - História da ocupação humana na Amazônia
Ver mais »

Últimas produções científicas

Ver mais »

Financiadores