Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Instituto Mamirauá promoverá 14ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Tefé - https://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2017/10/19/instituto-mamiraua-promovera-14a-edicao-da-semana-nacional-da-ciencia-e-tecnologia-em-tefe/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Notícias

Rafael Forte

Instituto Mamirauá promoverá 14ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Tefé

19/10/2017


Simultaneamente, o instituto irá realizar a primeira edição da Feira de Tecnologias Sociais – Qualidade de Vida na Amazônia, dias 25 e 26 de outubro

Com o objetivo de aproximar Ciência e Tecnologia da população, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promove anualmente, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A ideia do evento é criar uma linguagem acessível à população, que estimule a curiosidade e motive o debate sobre as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar conhecimentos sobre o tema. O tema escolhido para a 14ª edição da SNCT é “A Matemática está em tudo”. A escolha se deu pelo fato do país sediar pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos.

O Instituto Mamirauá é uma das unidades de pesquisas do MCTIC a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os dias 25 e 27 de outubro, o Instituto promoverá exposições, atividades interativas com a temática do meio ambiente, visita à biblioteca Henry Walter Bates, além de outras atividades voltadas principalmente para estudantes do ensino fundamental e médio da região. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas prestigiem a 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia em Tefé.

Os participantes da SNCT 2017 irão receber a edição nº 77 da revista Macaqueiro Kids, cujo o tema foi o maior felino das Américas: a onça-pintada. O público receberá ainda o calendário 2018 do Instituto Mamirauá e quebra-cabeças dos ecossistemas da Amazônia (várzea e terra firme).  A revista Macaqueiro Kids tem financiamento da Fundação Moore, enquanto os outros dois materiais são financiados pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

 

Confira as exposições e atividades programadas:

Exposições:

·         Mamíferos da Amazônia

·         Quelônios e jacarés

·         Matemática nas conchas

·         Rádio comunitária com energia solar

·         Mamíferos aquáticos

·         Ecologia de peixes

·         Energia solar

·         Pousada Uacari

·         Cartografia

·         Mamíferos da Amazônia

 

Atividades interativas:

·         Aplicativos para celular: “Os animais dispersores da Amazônia”, “Trilha ecológica”, “Sistema Agroecológico”

·         Maquete interativa “A casa” (recursos naturais) Desafio de matemática da ecologia e manejo florestal

·         Desafio dos mamíferos aquáticos (botos e peixe-boi)

·         Desafio da economia

·         Desafio da arqueologia

·         Desafio de matemática da agricultura e criação de animais

·         Desafio da cadeia trófica

Visita:

  • Biblioteca Henry Walter Bates

 

Feira de Tecnologias Sociais na SNCT

Paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Instituto Mamirauá promoverá, dias 25 e 26 de outubro, a primeira edição da Feira de Tecnologias Sociais – Qualidade de Vida na Amazônia. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Instituto Mamirauá, Maria Cecília Gomes, a Feira de Tecnologias irá possibilitar a troca de experiências entre pessoas que desenvolvem, implementam e/ou replicam tecnologias sociais. “O objetivo é dar maior visibilidade às soluções que tendem a melhorar a qualidade de vida dos moradores das áreas rurais da Amazônia”, afirmou.    

O evento será encerrado com a realização da mesa-redonda “Tecnologias sociais para o desenvolvimento local e inclusão social”, que terá a participação de representantes de comunidades, da Rede Paraense de Tecnologias Sociais, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Instituto Mamirauá.

A Feira de Tecnologias Sociais tem financiamento da Fundação Banco do Brasil e do Governo Federal.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - “A matemática está em tudo”

Quando: 25, 26 e 27 de outubro de 2017

Horário: de 8:00h a 11:30h; de 14:00h a 17:30h

Onde: sede do Instituto Mamirauá, 2.584, bairro Fonte Boa, Tefé-AM

 

Feira de Tecnologias Sociais – Qualidade de vida na Amazônia

Quando: 25 e 26 de outubro de 2017

Horário: de 8:30h a 12:00h; de 14:00h a 18:00h

Onde: sede do Instituto Mamirauá, bairro Fonte Boa, Tefé-AM

 

Texto: Laís Maia

Financiadores