Tecnologias Sociais

Máquina de Gelo Solar

A máquina de gelo funciona a partir da captação de energia solar, é uma tecnologia inovadora para conservar alimentos em comunidades isoladas da Amazônia. Desde agosto de 2015, o Instituto Mamirauá vem testando e aperfeiçoando três máquinas de gelo, instaladas na Vila Nova do Amanã, município de Maraã (AM). Estima-se que cada máquina tenha capacidade diária para produzir cerca de 30 quilos de gelo.

O equipamento possui um sistema fotovoltaico inovador, que não utiliza baterias para acumular energia. Cada máquina pesa cerca de 300 quilos. A máquina de gelo foi desenvolvida pelo Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo. É uma tecnologia ambientalmente aceita, por utilizar uma matriz energética sustentável e por não requerer o uso de baterias, que possuem metais pesados prejudiciais à vida das famílias e ao meio ambiente.

A máquina é composta por 60 painéis solares e um sistema de captação de água de chuva, que é utilizada para a fabricação do gelo. O projeto é experimental, no qual vem sendo testado todo o potencial da máquina, principalmente em relação a sua produção diária de gelo em ambiente amazônico. Uma quarta máquina foi instalada na Pousada Flutuante Uacari, também no Amazonas, para monitoramento da equipe.

Realização

Programa Qualidade de Vida e Grupos de Pesquisas: Populações Ribeirinhas, modos de vida e polí­ticas públicas na Amazônia; e Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá e Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Apoio

Prefeitura Municipal de Maraã

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: