BioREC

Linha 6 - Proteção Ambiental

O trabalho de fiscalização e controle em Unidades de Conservação de Uso Sustentável é um grande desafio, aumentado ainda pela magnitude e grau de isolamento dessas áreas protegidas. Há 16 anos, o Instituto Mamirauá vem apoiando a atividade de proteção ambiental nas Reservas Mamirauá e Amanã, capacitando e acompanhando Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) e realizando missões de fiscalização.

O projeto BioREC vai realizar dois cursos para formar novos agentes nas regiões que ainda não têm AAVs e outros dois cursos direcionados para a reciclagem dos agentes que já atuam, visando alcançar a meta de ao menos cem agentes credenciados em atividade.

Além da formação em conservação, manejo sustentável dos recursos naturais e educação ambiental, os AAVs serão capacitados também para o mapeamento de áreas desmatadas e degradadas, e no monitoramento das principais espécies utilizadas da flora e fauna.

As missões de fiscalização funcionam tanto como reforço ao trabalho de proteção ambiental dentro e no entorno das áreas das Reservas, como permitem a complementação da capacitação dos AAVs. Estes, ao interagirem com os fiscais dos órgãos ambientais, adquirem mais conhecimentos, relatam as dificuldades que enfrentam e até mesmo podem ter o apoio da equipe envolvida na missão para solucionar alguns dos problemas que estejam acontecendo na sua área.

Ações

  • Realização de quatro cursos de formação de Agentes Ambientais Voluntários (AAVs). Além da temática ambiental, os AAVs serão capacitados também para o mapeamento de áreas desmatadas e degradadas, e no monitoramento das principais espécies utilizadas da flora e fauna;
  • Realização de missões e inspeções de fiscalização nas Unidades de Conservação, apoiando instituições públicas no desenvolvimento dessas ações.

Parceiros

Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC)

Secretaria Municipal de Educação de Maraã

Secretaria Municipal de Educação de Uarini

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uarini

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: