BioREC

Linha 4 - Manejo Florestal

O estímulo a outras atividades econômicas menos conversoras como o manejo florestal sustentável de impacto reduzido e o manejo sustentável de espécies nativas oleaginosas (copaíba e andiroba) é um dos objetivos do Projeto BioREC. O manejo florestal comunitário relaciona-se direta e indiretamente à redução do desmatamento na região. Com isso, os manejadores florestais desenvolvem uma importante atividade econômica. O resultado é contribuição para a transformação de práticas de exploração convencional ou predatória em sistemas de produção sustentáveis, valorizando a conservação das florestas.

Além da promoção de sistemas agroflorestais e do manejo florestal comunitário, o Projeto BioREC traz como proposta a experimentação de uma terceira atividade que permitirá gerar renda através do uso sustentado da floresta: o manejo sustentável de espécies nativas oleaginosas. Por meio de mapeamentos participativos realizados previamente, foram identificados áreas de ocorrência, existência de manejo tradicional e o interesse potencial para o manejo e extração sustentável do óleo de Andiroba (Carapa guianensis) e Copaíba (Copaifera spp.).

Dentro desta abordagem, serão realizadas pesquisas biológicas que permitam conhecer o potencial produtivo e de regeneração das áreas, uso de trados para coleta de óleo de copaíba e aperfeiçoamento da tecnologia para extração do óleo de andiroba, experimentação e capacitação para o manejo sustentável das espécies de interesse, capacitação para o uso dos equipamentos e para a extração do óleo, pesquisas sobre a qualidade dos óleos extraídos e promoção de oportunidades de comercialização.

Propomos ainda que nas etapas de pesquisas e experimentações ocorra o envolvimento de jovens das comunidades que serão capacitados ao longo do processo como "Jovens Pesquisadores", construindo assim a capacidade local para implementação e adequação às novas tecnologias, ajudando nas decisões de desenvolvimento local e regional.

© Amanda Lelis

Ações

  • Capacitação e assessoria em Manejo Florestal;
  • Experimentação do processo de produção familiar, beneficiamento e comercialização de óleos vegetais nas Reservas Mamirauá e Amanã.

Parceiros

Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC) 

Secretaria Municipal de Educação de Maraã

Secretaria Municipal de Educação de Uarini

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uarini

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: