Vídeo sobre Instituto Mamirauá começa a ser veiculado amanhã no Espaço Brasil

Publicado em: 12 de junho de 2012

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi selecionado pelo Governo Federal para gravações das suas atividades de pesquisa para a conservação, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social. O vídeo será exibido durante a conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). A projeção será exibida no container da área de meio ambiente, no Pavilhão do Brasil, Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca.

 
A produção é da O2 Filmes que esteve na Reserva Mamirauá e na sede da instituição, em Tefé (AM), de 18 a 22 de maio. No Instituto Mamirauá foram entrevistados Isabel Sousa, Diretora de Manejo e Desenvolvimento, João Valsecchi, Diretor Técnico-Científico, Nelissa Peralta e Marí­lia Sousa, do Grupo de Pesquisa em Organização Social e Manejo Participativo.
 
  Gravações também ocorreram na Pousada Flutuante Uacari, uma iniciativa de turismo de base comunitária, gerenciada pelo Instituto Mamirauá e comunidades da Reserva Mamirauá. Fernanda Sá, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária, Ednelza Martins, gerente da pousada, Izael Mendonça, presidente da Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá (AAGEMAM), foram alguns dos entrevistados.
 
 O Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal, liderado pela bióloga Auristela Conserva, demonstrou suas atividades no Laboratório de Sementes e Mudas do Instituto Mamirauá. João Lanna, pesquisador deste mesmo GP, gravou na Reserva Mamirauá durante a expedição para coleta de espécies florestais, parte integrante da pesquisa que compara o crescimento de árvores em áreas manejadas com áreas conservadas.
 
 Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, participou das gravações na segunda, dia 21, na Vila Alencar, onde a equipe do Programa Qualidade de Vida desenvolvia uma atividade de prevenção em saúde. Manejadores de Pirarucu foram entrevistados em Jarauá, comunidade pioneira na iniciativa de manejo da espécie na Reserva Mamirauá.
 
Texto: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: