Uma liderança na Vila Alencar

Publicado em:  3 de abril de 2018

Ednelza Martins da Silva busca no Centro Vocacional Tecnológico capacitação nas atividades de Turismo de Base Comunitária

Nascida na comunidade Vila Alencar, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ednelza Martins da Silva é uma das estudantes do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá. Gerente da Pousada Uacari durante oito anos, Ednelza conhece de perto o trabalho do Programa do Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá. Com o curso, ela deseja uma capacitação para auxiliar a associação da qual faz parte no processo de transferência de gestão da pousada.

Para Ednelza, o CVT é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de sua comunidade. "Com o processo de transferência de gestão da Pousada Uacari para as comunidades da associação, há uma necessidade muito grande para buscarmos conhecimento". A Pousada Uacari é um dos projetos pioneiros de Turismo de Base Comunitária no Brasil. A iniciativa busca desenvolver a autonomia dos moradores na gestão da comunidade, gerando emprego e renda, além de contribuir para conservação dos recursos naturais da região.

O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino e de profissionalização, voltado para difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A iniciativa busca capacitar lideranças e contribuir com o empoderamento de comunitários no Amazonas. Durante 2017, os alunos desenvolveram atividades, alinhando teoria e prática, com o auxílio de técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá. 

Segundo Ednelza, as aulas despertaram seu interesse em conhecer mais profundamente o trabalho do Instituto, além de aprender mais sobre as formas de conservação dos recursos naturais da região. "A gente aprendeu um pouco de tudo, e eu senti vontade de me aprofundar mais em cada um dos conhecimentos. Mas optei por focar no que me trouxe até aqui, que é justamente o aprendizado na área do Turismo de Base Comunitária", afirma.

A expectativa em torno da transferência de gestão da Pousada Uacari está alta, e Ednelza segue com positividade. "Ao terminar as aulas do CVT, eu espero realizar o plano de trabalho que desenvolvi junto à associação. E, após isso, continuar me aprimorando e fazer melhor do que já faço hoje".

O Centro Vocacional Tecnológico do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conta com financiamento da Gordon And Betty Moore Foundation

Texto: Laís Maia 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: