Tecnologias sociais do Instituto Mamirauá em destaque no Seminário "Inovanças"

Publicado em:  8 de agosto de 2017

Evento faz parte da exposição "Inovanças- Criações à Brasileira" e vai apresentar inovações nacionais 

Inovar à brasileira é, em meio às dificuldades, criar soluções para problemas sociais. Esse é um dos eixos do Seminário Inovanças, que acontece na próxima quarta-feira (16), de 9h30 às 14h30, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. O Instituto Mamirauá é uma das instituições convidadas para representar as inovações nacionais e vai apresentar modelos de tecnologias sociais implantadas em parceria com comunidades ribeirinhas na Amazônia.

Entre essas iniciativas está a Máquina de Gelo Solar, uma tecnologia inovadora que funciona com energia solar para conservar alimentos em regiões isoladas, onde há falta de luz elétrica. Sistemas de bombeamento e tratamento de água por energia solar fotovoltaica; um kit de energia solar para um laboratório de diagnóstico de malária; e um sistema de energia solar para iluminar dois campos de futebol em uma comunidade ribeirinha são outros destaques do Instituto Mamirauá no Seminário Inovanças.

"Vamos dar um panorama da implementação das tecnologias sociais que usam da energia solar, realizadas pelo Instituto, em áreas alagadas da Amazônia e o impacto dessas tecnologias na vida da população local, e também falar da participação comunitária em todos nossos projetos", afirma a socióloga Dávila Correa, coordenadora do Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá. Dávila atua com pesquisas em tecnologias sociais na Amazônia há sete anos e irá representar o Instituto Mamirauá no seminário.

Tecnologias sociais

Desde a década de 1990, o Instituto Mamirauá já instalou mais de 13 experimentos de tecnologias sociais em ambientes de florestas de várzea na Amazônia. Com o acompanhamento de pesquisadores e técnicos, cerca de 50 comunidades ribeirinhas foram beneficiadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, estado do Amazonas.

A inovação feita no Brasil

O Seminário "Inovanças" faz parte da programação da exposição "Inovanças – Criações à Brasileira". A exposição temporária está em cartaz desde o último dia 25 de abril no Museu do Amanhã (RJ), e destaca a criatividade brasileira através de cerca de 40 inovações nacionais. Dentre elas, está o projeto Máquina de Gelo Solar, uma parceria do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP).

O Seminário "Inovanças" e a exposição temporária "Inovanças – Criações à Brasileira" são uma realização do Museu do Amanhã com a Finep.

Serviço

Seminário "Inovanças"

Quando? 16 de agosto, quarta-feira, de 9h30 às 14h30

Onde? Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro - Rio de Janeiro)

Inscrições: pelo site www.museudoamanha.org.br

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: