Tecnologia social do Instituto Mamirauá é reconhecida pela Fundação Banco do Brasil

Publicado em: 16 de fevereiro de 2012

O Sistema de bombeamento e abastecimento de água com energia solar, implantado em comunidades ribeirinhas pelo Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, foi incluí­do no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. O Instituto recebeu na última semana um certificado que foi comemorado pela coordenadora do programa, Dávila Correa: "esse certificado representa um ganho para a população da Região Amazônica, pois o Banco de Tecnologias Sociais possibilita a disseminação de um Sistema de abastecimento de água com o uso de energia solar, que foi avaliado e adequado à realidade do ambiente de várzea".

 
O sistema de energia solar é composto de um módulo solar (placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contí­nua (CC), similar às das baterias automotivas) e de uma bomba solar, que utiliza a energia elétrica em CC para movimentar a água durante o dia até um reservatório. A partir reservatório, a água é distribuída para todas as casas. 
 
Este projeto foi experimentado na Reserva Mamirauá, em uma parceria da Sociedade Civil Mamirauá e Consório Energias Limpas Ider/Usaid. O sistema de abastecimento de água por meio de energia solar beneficia 415 moradores de seis comunidades onde o sistema está funcionando.
 
Decorrida a fase de instalação dos sistemas de bombeamento de água, as comunidades foram acompanhadas por técnicos do Instituto Mamirauá, para que fosse possí­vel medir as mudanças na vida da população. Dentro do grupo familiar, a implantação do sistema de bombeamento trouxe benefí­cios à saúde. Pesquisas epidemiológicas desenvolvidas para o acompanhamento dessa tecnologia social contribuíram para identificar a redução do índice de mortalidade infantil, que geralmente estão associadas às desidratações. 
 
Segundo Otacílio Brito, técnico do programa, o envolvimento da comunidade na construção e manutenção do sistema de abastecimento também é um importante resultado alcançado. Além disto, como complemento à tecnologia, muitos comunitários estão adquirindo reservatórios de 500 litros para armazenar água para seu consumo e uso doméstico, demonstrando que a tecnologia está sendo bem aceita.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: