Sistema de tratamento de esgoto é avaliado em pesquisa científica

Publicado em: 13 de julho de 2012

13.07.2012 - Uma pesquisa apresentada hoje, no 9º Seminário Anual de Pesquisa (SAP) do Instituto Mamirauá, avaliou o desempenho dos sistemas de tratamento de esgoto doméstico utilizados em estruturas flutuantes para turismo. O local de estudo é a Pousada Uacari, localizada na Reserva Mamirauá.

 
     Desde 2010, o pesquisador João Paulo Pedro Borges analisa o sistema de tratamento do esgoto dos vasos sanitários. A estrutura é composta de um tanque séptico e um filtro anaeróbio. Objetos de avaliação de eficiência são os meios filtrantes empregados nos sistemas: brita, anéis de bambu (ou taboca que é um material disponível na região), e resíduos cerâmicos (cacos de tijolo). 
 
     Para avaliar a eficiência de cada meio filtrante, foram coletadas, mensalmente, amostras do esgoto bruto (entrada) e esgoto tratado (saída). Foram determinados os seguintes parâmetros físico-químicos de cada sistema de tratamento: amônia, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), fósforo e nitrogênio. 
 
   Segundo João Paulo, a eficiência geral de remoção dos parâmetros físico-químicos analisados pode ser considerada satisfatória. "Observamos que o meio filtrante taboca não é o mais eficiente para nenhum dos parâmetros analisados, provavelmente por ser de material vegetal, e se degradar com o tempo. Enquanto que a brita apresentou maior eficiência para a grande maioria dos parâmetros estudados", analisou.
 
     De acordo com João Paulo, os resultados das unidades de tratamento de esgoto estudadas são eficientes para a remoção de sólidos, já que turbidez e DBO são os parâmetros que apresentaram maior eficiência média (95% para ambos). "A próxima etapa da pesquisa é buscar métodos que permitam maior remoção de nutrientes no tratamento", concluiu.
 
Texto: Eunice Venturi
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: