Seminário sobre gestão e conservação da Reserva Mamirauá, no Amazonas, começa nessa quarta-feira (13)

Publicado em: 12 de junho de 2018

O município de Fonte Boa sediará o evento. Organizado por instituições atuantes na região, o seminário vai reunir profissionais, lideranças e órgãos que trabalham com meio ambiente, sustentabilidade e gestão da reserva.

Localizado no alto curso do Rio Solimões, a cidade amazonense de Fonte Boa será palco de um importante debate sobre a proteção do meio ambiente a partir dessa semana. O "Seminário de Gestão e Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM" acontece nos dias 13 e 14 de junho, na sede da associação de pescadores do município. O evento reunirá pessoas e organizações envolvidas com a gestão de recursos naturais na região, que faz parte de uma das maiores unidades de conservação da Amazônia: a Reserva Mamirauá.

"É um seminário para discutir conservação e gestão da Reserva Mamirauá. Tentamos integrar todas as instituições que têm projetos ou trabalham de alguma forma na reserva", explica a diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Isabel Soares de Sousa. "A ideia é discutir temas com foco na conservação de espécies, como jacaré-açu, pirarucu, peixe-boi, quelônios em geral e também agricultura e recursos madeireiros e não-madeireiros".

Para compartilhar suas atividades e tratar de assuntos de conservação e manejo, técnicos e pesquisadores de diversas áreas do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estarão no seminário.

O evento é uma colaboração entre o Instituto Mamirauá; a Associação dos Moradores e Usuários da RDSM (Amurmam); o Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); a Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM); e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Fonte Boa (IDSFB).

Lideranças comunitárias da região de Fonte Boa, e representantes de cerca de vinte instituições locais de organização comunitária, entre associações de agricultura, pesca, movimento indigenista e universidades, e secretarias municipais farão parte do evento. "O seminário é uma demanda, em primeiro lugar, comunitária", afirma o técnico do Programa de Gestão Comunitária (PGC) Instituto Mamirauá, Luciano Régis Cardoso. "Vamos fazer uma metodologia participativa para levantar da população essas informações de impressão de como estão sendo as assessorias técnicas de cada órgão e a gestão, além dos obstáculos, possíveis aportes e cooperações entre as instituições".

"A partir daí a meta é construir uma agenda coletiva entre instituições para não haver sobreposição de atividades, unir esforços e melhor atender as comunidades da Reserva Mamirauá", complementa Isabel Soares de Sousa.

O "Seminário de Gestão e Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM" tem apoio da Associação de Pescadores de Fonte Boa e da prefeitura desse município.

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: