Seminário Anual de Pesquisa inicia na próxima semana

Publicado em:  6 de julho de 2012

O Instituto Mamirauá promove, na próxima semana, o 9º Seminário Anual de Pesquisa (SAP), entre os dias 11 e 13 de julho, em sua sede em Tefé (AM). Segundo João Valsecchi, Diretor Técnico-Científico, o destaque desta edição é para o número de trabalhos que serão apresentados por instituições parceiras de várias regiões do Brasil. "A diversidade de temas no SAP reflete a maturidade e abrangência das ações de pesquisas do Instituto Mamirauá e das instituições parceiras", afirmou Valsecchi.

O SAP tem por objetivo promover o intercâmbio de informações por meio da divulgação e do debate dos resultados de pesquisas científicas sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos e o desenvolvimento sustentável, realizadas nas Reservas Mamirauá e Amanã ou em outras áreas da Amazônia. O seminário congrega os membros do Instituto Mamirauá e seus diversos parceiros em um momento de interação acadêmica interdisciplinar, promovendo o diálogo entre os diferentes campos do conhecimento.

Durante o evento serão apresentados 64 trabalhos de pesquisa, versando desde a diversidade e distribuição de espécies, o uso e manejo da biodiversidade, sítios arqueológicos, socioeconomia, e processos sociais de diferenciação étnica e polí­tica. O evento inicia com a palestra que será conduzida por Rachel Acosta, bacharel em Ciências Sociais, gestora da Reserva Extrativista do Rio Jutaí e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A explanação vai abordar a gestão das unidades de conservação federais na região do médio Solimões e a parceria do Instituto Mamirauá com o ICMBio.

No segundo dia (12), o destaque ficará para a mesa redonda, intitulada "Alianças entre saberes tradicionais e conhecimento científico: os desafios e oportunidades na Amazônia", com participação do Dr. Leandro Castello (Woods Hole Research Center), Jorge Carvalho (Associação de Pescadores do Setor Jarauá), do Dr. Carlos Emanuel Sautchuk (Universidade de Brasí­lia) e do Dr. Ennio Candotti (Museu da Amazônia).

Ao final das apresentações, no dia 13, os melhores trabalhos, das categorias painel e apresentação oral, serão premiados, bem como os primeiros e segundos lugares de cada uma das quatro categorias (fauna, flora, pessoas e paisagem) do 3º Concurso de Fotografia, promovido desde 2010, como uma das atividades do Seminário Anual de Pesquisa.

Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: