Semana do Meio Ambiente é comemorada com atividades lúdicas e educativas nos municípios de Fonte Boa e Tefé, no Amazonas

Publicado em:  9 de junho de 2015

Brincadeiras, palestras, exposições. A Semana do Meio Ambiente foi comemorada de forma lúdica e com muito aprendizado pelas crianças e jovens dos municípios de Fonte Boa e Tefé, no Amazonas. Realizada pelas prefeituras municipais, com parceria do Instituto Mamirauá e outras instituições. A iniciativa aconteceu entre os dias 01 e 05 de junho.

No município de Fonte Boa, cerca de 1.500 pessoas participaram da Caminhada Ecológica, que abriu as atividades da semana, entre alunos de escolas públicas e moradores locais. Na parte da tarde, houve exposição da coleção biológica do Instituto Mamirauá, com espécies estudadas em pesquisas, como anta, guariba, bicho-preguiça; e de peixes manejados, como o pirarucu. Também foram apresentadas maquetes dos programas de manejo do Instituto, como Manejo Florestal,Manejo de Pesca, Turismo de Base Comunitária e o Programa de Qualidade de Vida com seu projeto de energias renováveis utilizadas aplicadas nas comunidades das reservas Mamirauá e Amanã. Além da aplicação de jogos educativos produzidos pela equipe de educação ambiental, dentro do projeto BioREC.

Cláudia Santos, educadora ambiental do Instituto Mamirauá comentou sobre o avanço das atividades a cada ano, citando a participação da população nas ações. "Participaram em tudo, fizeram figurinos, reutilizando materiais, apresentaram teatro, música, dança, tivemos uma participação boa das escolas", disse Cláudia.

A professora Marinete Maciel, da Escola Municipal Filomena Lisboa, de Fonte Boa, citou o concurso de poesias como um dos momentos que mais houve interação e participação dos alunos e professores. "A gente pode perceber o entusiasmo tanto dos professores quanto dos alunos que se envolveram na atividade. Além dos alunos, os próprios pais também se envolveram. Como resultado, a gente vê um grande avanço dentro da escola, os alunos começam a perceber nosso ambiente e buscam melhorar o espaço", afirmou. 

Em Tefé, o Instituto Mamirauá participou das programações da Semana do Meio Ambiente com apresentação de palestras, ministradas pela equipe de técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá, entre os temas apresentados: saneamento e qualidade da água, arqueologia, manejo florestal comunitário, turismo de base comunitária e produção pesqueira.

No dia em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, houve a II Feira de Produtos da Agricultura Familiar, organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), momento em que os produtores locais colocaram produtos da agricultura familiar. Também houve exposições de painéis, distribuição de sabão ecológico, sorteio de brindes, e entre outras atividades. Neste dia, o Instituto Mamirauá também aplicou jogos educativos para crianças e jovens.

O professor Alejandro Rincon, da Escola Municipal Armando Mendes, de Fonte Boa, reforçou a importância desse tipo de evento para a população. "Nós precisamos integrar e valorizar esse tipo de atividade, e abandonar o conceito de que educação é apenas decorar. Os alunos percebem que esse aprendizado que eles têm é da vida e faz parte da vida".

Também fazem parte do grupo de organizadores da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tefé, as Secretarias Municipais de Educação, a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas, além do apoio do Exército e da Guarda Municipal.  

A participação do Instituto nessas programações faz parte do conjunto de atividades do projeto "Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central" – BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

Texto: Aline Fidelix, com colaboração de Amanda Lelis.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: