Relações de troca na região amazônica são abordadas em palestra

Publicado em: 18 de junho de 2012

As relações de troca na região amazônica, com ênfase na comercialização da produção, foi tema da palestra apresentada no dia 12 de junho, no Instituto Mamirauá, pela antropóloga Alessandra Stremel, do Grupo de Pesquisa em Organização Social e Manejo Participativo. A pesquisadora ministrou a palestra "Um estudo sobre reciprocidade e mercado em localidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá". 

 
De acordo com Alessandra, o trabalho apresentado está ligado à pesquisa desenvolvida em 2009, que gerou um levantamento econômico feito em algumas das comunidades localizadas ao longo do Rio Japurá, próximo ao município de Maraã. 
 
Durante a apresentação, a pesquisadora demonstrou suas reflexões a partir de dados quantitativos, obtidos durante o tempo de pesquisa em campo. As informações distinguem as relações existentes entre a produção voltada ao consumo local e aquela destinada ao mercado, além de tratar, como se estruturam as relações do ponto de vista das dinâmicas econômicas e sociais dessas comunidades.
 
"Na Amazônia a consolidação do sistema de aviamento foi uma consequência da ausência de mercado na região, estruturado de forma hierárquica onde as relações de dívida e de crédito, permitiam com que todos os elos da cadeia produtiva estivessem relacionados entre si. Ou seja, os pequenos produtores estavam interligados aos patrões e ao mercado global, dentro de uma cadeia de hierarquia", afirmou Alessandra.
 
 
Texto: Renata Brandão
 
 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: