Programa de Rádio "Ligado no Mamirauá" completa 24 anos

Publicado em: 20 de outubro de 2017

O programa é uma das ações Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá

No próximo sábado, 21, o programa de rádio "Ligado no Mamirauá" completa 24 anos de veiculação. Ele é uma das ações do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Veiculado pela Rádio Educação Rural, no município amazonense de Tefé, desde sua criação, o programa foi idealizado com o objetivo de divulgar assuntos para sensibilização ambiental, formação cidadã e ações dos Programas de Manejo e Pesquisa do Instituto Mamirauá.

Em 24 anos, o programa ouvido principalmente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, além de regiões e municípios vizinhos de Tefé, já contabiliza mais de 3 mil horas de produção.

Segundo a coordenadora do Programa de Gestão Comunitária, Marluce Mendonça, a história do programa vem se transformando. "No início, ele tinha basicamente o objetivo de informar e sensibilizar via rádio, mas ao longo da própria estruturação do Instituto Mamirauá isso foi se modificando. Hoje ele é um espaço de diálogo e uma porta de entrada do instituto nas comunidades. Nossa expectativa é que cada vez mais ele tenha uma maior participação dos comunitários". Atualmente, são produzidos 104 programas por ano, veiculados nas segundas-feiras, das 7h30 às 8h00, nas terças-feiras de 19h30 às 20h00 e nas quintas-feiras em ambos os horários, totalizando um total de 208 veiculações anuais.

De acordo com o locutor do programa, Marco Lopes, o "Ligado no Mamirauá" possui um formato de revista, com quadros pré-estabelecidos e conta sempre com a participação de pessoas envolvidas e/ou beneficiadas por ações do Instituto Mamirauá. Marco destaca o quadro "Fala Comunidade", no qual entra em contato com moradores e conversa sobre diversos temas que os interessem. "O quadro é uma forma de democratizar a comunicação. Já falamos com pessoas de comunidades indígenas e localidades distantes". Segundo Marco, o quadro enfrenta desafios técnicos, mas o resultado é gratificante. "É natural o surgimento de desafios quando implementamos algo. Mas o nosso objetivo é superar isso e fazer acontecer".

Marco Lopes destacou também a relação construída com as comunidades ao longo destes 24 anos. "Há uma relação de proximidade e carinho. Não só das comunidades com a gente, mas também da nossa equipe com eles", afirma o locutor.  

Migração para FM

Em 2017, a Rádio Educação Rural de Tefé passou pelo processo de migração da faixa de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM). Com isso, os ouvintes do "Ligados no Mamirauá" passaram a receber um sinal de maior qualidade, podendo ouvir ao programa em qualquer dispositivo, como celulares e tablets. O programa pode ser ouvido também online, no site da Rádio Rural: www.radioruraltefe.com.br

Promoção Especial de Aniversário

Para celebrar a data de sua criação, o "Ligado no Mamirauá" preparou uma promoção especial. Para participar, o ouvinte é convidado a recordar os programas veiculados ao longo destes 24 anos e escolher algum tema ou matéria de sua preferência. Sem esquecer de justificar a sua escolha. A melhor lembrança será premiada com um rádio portátil.  

O participante pode enviar sua recordação por carta, que poderá ser entregue na Rádio Rural ou na própria sede do Instituto Mamirauá, em Tefé. Ou ainda, se preferir, entrar em contato via Whatsapp, no número (97) 98400-9017. O resultado da promoção será divulgado no dia 10 de dezembro.

Texto: Laís Maia 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: