Pousada Uacari promove intercâmbio profissional

Publicado em:  3 de setembro de 2014

Nos mais de 15 anos de atuação da Pousada Flutuante Uacari, atividades para capacitação da equipe são constantemente desenvolvidas pelo Programa de Turismo de Base Comunitária, do Instituto Mamirauá. Estas ações abrangem diversas áreas de formação e já ofereceram mais de 1.400 vagas destinadas à capacitação de moradores da Reserva Mamirauá, para atuarem na prestação de serviços turísticos. 
 
Pensando em ampliar ainda mais a efetividade destas capacitações, a equipe da Pousada Uacari participará de intercâmbios profissionais com o Hotel Anavilhanas. Este é um hotel de selva, localizado à margem do Parque Nacional de Anavilhanas, distante cerca de 180 km da cidade de Manaus (AM). 
 
A primeira ação proposta para este intercâmbio foi uma visita técnica. Luciana Cobra, do Instituto Mamirauá, acompanhou as atividades em Anavilhanas durante uma semana, no final de agosto. Luciana é a responsável pelas capacitações desenvolvidas pelo Instituto e conta que "foi uma experiência muito válida, uma vez que houve trocas significativas de informações já no primeiro momento, tanto na parte gerencial como na operacional. Vi que, considerando todas as diferenças e similaridades, essa troca será importante para a renovação de ideias".  Em seguida, será a vez da Pousada Uacari receber um gestor do Anavilhanas.

Cada um dos empreendimentos organiza-se de forma diferente, além de terem diferentes fontes de financiamento. Mas também existem similaridades.  Ambos oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer áreas preservadas da Amazônia, através das práticas de turismo com mínimo impacto ambiental, principalmente para um público estrangeiro. Além disso, as equipes integram moradores das áreas onde os empreendimentos se localizam.  Por isso, acredita-se que esta experiência de troca possa ser muito enriquecedora. Na sequência das atividades, o que se pretende é que cada cargo, de ambos os hotéis, experimente esta troca. Assim será possível conhecer como cada um dos empreendimentos funciona e como equaciona seus desafios.  
 
"Tendo a capacitação como uma importante ferramenta para manutenção e desenvolvimento das atividades na Pousada Uacari, percebemos que complementar esse conhecimento, indo além e oferecendo uma troca de experiências com outras realidades, é imprescindível. Principalmente no contexto de transferência de gestão, na qual estamos trabalhando", conclui Luciana. 
 
Por Vanessa Eyng
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: