Pousada Uacari é finalista do prêmio Tourism for Tomorrow

Publicado em: 17 de Janeiro de 2018

Premiação é promovida anualmente pelo World Travel & Tourism Council

A Pousada Uacari, gerida pelo Instituto Mamirauá e comunidades da Reserva Mamirauá, é a única finalista brasileira do Prêmio Turismo para o Amanhã (Tourism for Tomorrow). A iniciativa concorre na categoria “Comunidade”, que irá premiar uma organização comprometida com um desenvolvimento sustentável de uma população local.

Há 20 anos, o Instituto Mamirauá – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Programa de Turismo de Base Comunitária (TBC), assessora comunidades locais para a prestação de serviços turísticos na Pousada Uacari. O foco central é trabalhar a autonomia das comunidades na gestão da atividade, gerando emprego e renda, fortalecendo a governança local e contribuindo para a conservação dos recursos naturais.

Para o coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, Pedro Meloni Nassar, estar entre os finalistas é uma grande vitória. “O Tourism for Tomorrow é um dos principais prêmios do setor de turismo, e, por isso, traz grande visibilidade”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Pousada Uacari. “Eles levaram em conta aspectos como o engajamento da população, empregos gerados, manutenção da cultura local, entre outros”, explica Pedro.

"Receber esse tipo de reconhecimento é muito importante para a Pousada Uacari, pois reforça a autoestima das pessoas das comunidades que trabalham aqui, ao mesmo tempo que nos motiva a melhorar cada dia mais", disse Izael Mendonça, guia da Pousada Uacari há 12 anos e morador da comunidade Vila Alencar, que fica na Reserva Mamirauá.

Sobre o prêmio

Considerado um dos maiores prêmios do setor turístico, a premiação é promovida anualmente pelo World Travel & Tourism Council (WTTC). Entre os critérios observados estão a conservação da biodiversidade e a proteção dos habitats naturais. Em 2018, os vencedores serão anunciados entre os dias 18 e 19 de abril, durante celebração que o WTTC realizará em Buenos Aires, na Argentina. A Pousada Uacari concorre na categoria comunidade com mais duas iniciativas, uma da África do Sul e outra da India.

Texto: Laís Maia

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu email: