Pirarucu manejado e produtos agroecológicos são comercializados em Tefé

Publicado em: 17 de outubro de 2011

 17/10/2011 – Peixe manejado e frutas e verduras produzidas sem agrotóxicos. Estes foram alguns dos produtos sustentáveis comercializados diretamente aos moradores de Tefé e região, no estado do Amazonas, durante a 6ª Feira de Pirarucu Manejado e Produtos Agroecológicos, realizada entre os dias 14 e 15 de outubro. O evento é promovido desde 2007 e organizado pelas colônias que integram o Acordo de Pesca do Pantaleão e agricultores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã.
 De acordo com Valter Luis Ferreira de Araújo, membro da Colônia de Pescadores Z-4, de Tefé, 110 pirarucus foram comercializados, totalizando aproximadamente 5 toneladas. "A feira também é uma oportunidade para aqueles que não conheçam o nosso trabalho, aprender sobre a pesca manejada e sua importância para o meio ambiente. As pessoas tiram suas dúvidas sobre o processo e percebem que a iniciativa está dando certo", disse Araújo.
 É o que constatou Alcides Pereira Vidal, morador de Tefé há 20 anos, que sempre prestigia as edições da feira: "Eu faço questão de adquirir os produtos. É bom perceber que o pirarucu, quando manejado, não agride o meio ambiente e esta forma de produção tem ajudado a preservar o peixe. Assim, nunca vai faltar". Já a filha de pescador Auxiliadora Aline da Silva viu, pela primeira vez, um pirarucu. "Meu pai sempre pescou outras espécies, por isso eu não conhecia o pirarucu.", disse Silva.
 Durante o evento, promovido com apoio do Instituto Mamirauá, por meio dos programas de Agricultura Familiar e Manejo de Pesca, outro programa, o de Gestão Comunitária, realizou atividades de educação ambiental. "Nós falamos da conservação da espécie interagindo com o público presente. Alguns aproveitaram o momento para ensinar boas receitas com pirarucu", disse Claudia Santos, educadora ambiental do Instituto Mamirauá. Cerca de 400 pessoas participaram da feira que ainda o apoio da Colônia de Pescadores Z-4, de Tefé e Z-23, de Alvarães, Ibama, ICMBio, Idam, 16ª Brigada de Infantaria de Selva, Banco do Brasil, Fundação Amazonas Sustentável e Prefeitura Municipal de Tefé.

Produtos agroecológicos ajudam na conservação do meio ambiente

 Banana, macaxeira, melancia. Estes e outros produtos foram vendidos por 18 agricultores que participaram da 6ª Feira de Pirarucu Manejado e Produtos Agroecológicos, em Tefé (AM). Agricultor há quase 20 anos, Jesuy Tavares, da Reserva Amanã, Comunidade Boa Esperança, disse que a exposição na feira é uma oportunidade para estimular as pessoas a adquirirem produtos agroecológicos. "Aqui nós explicamos sobre o processo de produção e porque este é um produto um pouco mais caro que os convencionais, que priorizam a produção em grande quantidade. Com isso, utilizam agrotóxicos para matar as pragas que, na agroecologia, são combatidas com técnicas naturais", afirmou analisando que a agricultura tem melhorando, nos últimos anos, com as técnicas produtivas disseminadas pelo Instituto Mamirauá. 

Por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: