Pesquisadores do Instituto Mamirauá realizam monitoramento de ninhos de jacarés

Publicado em:  9 de fevereiro de 2018

O monitoramento de áreas de nidificação é uma das atividades desenvolvidas pelo Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés do Instituto Mamirauá

A vegetação densa, repleta de espinheiros e outras plantas silvestres, somado ao calor característico da região amazônica são alguns dos desafios enfrentados pela equipe de pesquisas com jacarés do Instituto Mamirauá, durante uma atividade de campo. Com financiamento da Fundação Moore, os pesquisadores monitoram ninhos de jacaré-açu (Melanosuchus niger) e jacaretinga (Caiman crocodilus) na Reserva Mamirauá. O monitoramento é realizado pelo programa de pesquisa em conservação e manejo de jacarés desde 2007.

De acordo com Barthira Rezende, do Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés as atividades de monitoramento de áreas de nidificação visam brindar critérios técnicos e cientí­ficos para a estruturação de um sistema de manejo participativo e sustentável de jacarés. Para isso, a participação dos comunitários é uma parte fundamental do trabalho. "Antes das expedições de monitoramento de áreas de nidificação foram realizados mapeamentos participativos, onde os comunitários indicaram os corpos d’água com a presença e ausência de jacarés e de ninhos ".

Através dos monitoramentos dos ninhos de jacaré-açu e jacaretinga, os pesquisadores adquirem informações sobre as áreas de nidificação desses animais. "Com isso, é possível definir o zoneamento para áreas de uso e proteção para um futuro manejo de jacarés". 

Em 2017, a equipe visitou 67 lagos, e encontraram 368 ninhos de jacaré-açu e jacaretinga. Do total de ninhos visitados, foi constatado que 8,15% estavam alagados, 43,75% predados, enquanto cerca de 47,82% se encontravam em bom estado.

Entre os animais responsáveis pela predação dos ninhos, a pesquisadora cita o jacuraru (Tupinambis teguixin), macaco-prego (Sapajus macrocephalus), a onça-pintada (Panthera onca) e o gambá (Didelphis marsupialis). "O ovo do jacaré é bastante nutritivo e faz parte da dieta desses animais", explica a pesquisadora.

Proteção das áreas

As fêmeas de jacarés apresentam um forte cuidado parental. Esse cuidado tem início antes mesmo do nascimento dos filhotes, quando ela prepara os ninhos, próximos a pequenos corpos de água, construídos com montes de material vegetal e terra para receber os ovos que levarão cerca de 90 dias para eclodir.

A presença da fêmea de jacaré próximo aos ninhos pode ser intimidadora, no entanto não garante que não ocorra a predação por outros animais, já citados, ou mesmo pelo homem.  Essas atividades em torno dos ninhos são registradas através de armadilhas fotográficas instaladas pelos pesquisadores do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As armadilhas fotográficas

A instalação das armadilhas fotográficas é uma etapa importante para realização das atividades de monitoramento dos ninhos. Durante as expedições de campo, a pesquisadora, acompanhada de assistentes de campo, faz a coleta dos dados das máquinas instaladas, substituindo o cartão de memória e reinstalando o equipamento no mesmo lugar ou em um novo ponto da floresta, dependendo do status do ninho visitado.

O equipamento possui câmeras que registram imagens coloridas, em escala de cinza ou em modo infravermelho (de acordo com a luminosidade do momento) e sensores que disparam quando um corpo com a temperatura diferente do ambiente se movimenta em frente à armadilha.

Texto: Laís Maia 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: