Pesquisadores do IDSM participam de evento em SP dedicado à Amazônia

Publicado em: 19 de novembro de 2022

Entre os dias 21 de novembro a 05 de dezembro, pesquisadores do Instituto Mamirauá participarão da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), em São Pedro, São Paulo. O evento é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e tem como propósito reunir pesquisadores de diversos países e áreas de conhecimento. Desde de 2010 a ESPCA vem oferecendo cursos de curta duração em temas avançados da ciência e da tecnologia, contribuindo para a formação dos participantes.

Pela primeira vez a Amazônia será tema da ESPCA, que tem como título “Amazônia Sustentável e Inclusiva", e reunirá pesquisadores de diversos países com atuação na Amazônia. O objetivo do evento é proporcionar aos pesquisadores “uma visão multi e interdisciplinar, baseada na ciência e valorizando os conhecimentos indígenas e tradicionais, dos principais problemas que historicamente impediram o desenvolvimento sustentável, a conservação e a inclusão social no Bioma Amazônia. Visa ainda discutir as alternativas existentes para estas frentes e construir conjuntamente com estes jovens cientistas novas propostas para as soluções destes problemas”*. *[texto retirado do site do evento]

Considerada uma das maiores instituições de pesquisa do interior da Amazônia, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), há mais de 20 anos, promove pesquisas cientí­ficas sobre a biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais da Amazônia. O Instituto Mamirauá tem participação importante nesta ESPCA. Helder Queiroz, pesquisador e ex-Diretor Geral da instituição, é membro do comitê organizador. Outros três pesquisadores da instituição participarão do evento apresentando e discutindo resultados de pesquisas e perspectivas de colaboração científica, debatendo formas de efetivar a parceria entre especialistas tradicionais e cientistas na região amazônica. Confira a biografia dos pesquisadores que irão participar do evento:

Claudio Anholetto Junior

É Biólogo e Doutor em ecologia aplicada, desenvolve pesquisas relacionadas à ecologia, conservação e manejo de florestas nativas na América do Sul, especialmente ante a influência dos impactos gerados pelas mudanças climáticas. É pesquisador associado no Programa de Manejo Florestal Comunitário.

Heloísa Corrêa Pereira

É Doutora em demografia,  atua em pesquisa sobre população e ambiente na Amazônia, nos temas: dinâmica demográfica e mudança ambiental, indicadores socioeconômicos e demográficos, populações em unidades de conservação, dinâmica populacional na várzea amazônica. É membro do Grupo de Pesquisa Territorialidade e Governança Socioambiental na Amazônia.

José Cândido Ferreira

É Doutor em antropologia, desenvolve pesquisas sobre sistemas de gestão compartilhada de recursos naturais, com foco no manejo participativo do pirarucu. É membro do Grupo de Pesquisa Territorialidade e Governança Socioambiental na Amazônia.

Texto: José Cândido, Cláudio Anholetto e Heloísa Corrêa.

Evento: Escolas São Paulo de Ciência Avançada Amazônia Sustentável e Inclusiva

Quando: de 21 de novembro a 5 de dezembro

Onde: São Pedro - SP

Para mais informações sobre o evento clique aqui


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: