Pesquisador associado do Instituto Mamirauá recebe prêmio em conferência internacional sobre conservação

Publicado em:  2 de abril de 2018

Evento é considerado um dos mais importantes no campo estudantil. Edição desse ano aconteceu na Universidade de Cambridge e teve participação de pesquisadores associados do Instituto Mamirauá

Pesquisadores associados do Instituto Mamirauá participaram, na última semana, da 19º Student Conference on Conservation Science (SCCS). Realizado na Universidade de Cambridge, Reino Unido, o evento reuniu pesquisadores e especialistas de diversas instituições para palestras, exposições, workshops, entre outras atividades. A conferência ocorreu entre os dias 27 e 29 de março de 2018.

Com vasta experiência em pesquisas sobre biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais na Amazônia, o trabalho do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi apresentado pelos pesquisadores na seção "Who is who in Conservation? ". Na exposição, foi destacada a atuação de grupos de pesquisa nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, estado do Amazonas.

Para o pesquisador Felipe Ennes, a participação no evento foi bastante positiva, por proporcionar uma rede de contatos fantástica. Felipe apresentou novas informações sobre a distribuição geográfica do uacari-branco (Cacajao calvus calvus). Os dados da pesquisa apontam a espécie como especialistas em florestas inundadas. Além de Felipe, participaram do evento, os pesquisadores associados Thais Morcatty, Guilherme Alvarenga, Hani Bizri e Jonas Gonçalves.  

Mestre em Ecologia, Thais Morcatty apresentou pesquisa que busca compreender a caça de tartarugas de água doce na Amazônia Central. Os resultados do estudo, baseado em monitoramento participativo realizado por quatorze anos, apontam a eficácia do envolvimento comunitário para conservação das espécies de quelônios na região.

O pesquisador Hani Bizri apresentou os resultados de sua pesquisa sobre o ciclo reprodutivo das pacas (Cuniculus paca) e a vulnerabilidade dessa espécie, umas das espécies caçadas para subsistência na Amazônia. O estudo apontou que as taxas de gravidez se correlacionaram significativamente com a disponibilidade de frutos, enquanto as taxas de gravidez e caça foram positivamente associadas ao ní­vel da água do rio. O trabalho de Hani recebeu o prêmio de segundo melhor pôster da conferência.

Jonas Gonçalves foi selecionado para fazer um estágio na Universidade de Cambridge. Durante um mês, o pesquisador analisará dados coletados pelo Instituto Mamirauá e outros colaboradores do Brasil e Peru. "A ideia é que, ao final dessa colaboração, tenhamos como fruto mais uma publicação cientí­fica, com foco no uso do conhecimento tradicional no monitoramento de fauna", afirmou.  

Sobre o Student Conference on Conservation Science

A SCCS é a única série internacional de conferências sobre conservação destinadas exclusivamente a estudantes. A conferência proporciona aos pesquisadores uma grande troca de experiências, trazendo novas ideias e contatos que serão valiosos para seus estudos. Nos últimos dezessete anos, a SCCS Cambridge recebeu mais de 2.800 participantes de 128 países em todo o mundo.

Edição: Laí­s Maia      

 

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: