Pela conservação da Amazônia, Instituto Mamirauá adere ao Dia de Doar

Publicado em: 23 de novembro de 2016

Imagine contribuir para a realização de pesquisa científica sobre biodiversidade e conservação da Amazônia e ainda apoiar iniciativas de manejo dos recursos naturais para a garantia de renda e para a melhoria da qualidade de vida de populações ribeirinhas. Não precisa sonhar muito, você pode fazer parte disso! Neste ano, o Instituto Mamirauá participa do Dia de Doar, campanha internacional que incentiva o engajamento da população e de instituições empresariais ou de governo para uma cultura de doações no país.

A proposta da campanha é mobilizar os brasileiros a apoiar instituições da sociedade civil na próxima terça, dia 29 de novembro. De acordo com Tabatha Benitz, analista de Inovação e pesquisa do Instituo Mamirauá, participar da campanha é uma forma de criar uma rede de ações e contatos em prol da solidariedade. "Decidimos participar do #odiadedoar, pois iniciativas coletivas como essa ajudam a sensibilizar e informar a população e empresários sobre os trabalhos que estão sendo realizados e que precisam de um esforço de equipe para continuarem acontecendo", comentou.

O Instituto Mamirauá é uma Organização Social, que atua como uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O Instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões (AM). Juntas, estas unidades de conservação somam uma área protegida de 3.474.000 ha.

Por meio do trabalho de pesquisadores, o Instituto tem contribuído para o estabelecimento de estratégias de conservação da biodiversidade amazônica e se consolidou, ao longo dos anos, como uma referência em pesquisas sobre as áreas de várzea.  Os resultados dos estudos também contribuíram para subsidiar o desenvolvimento de programas de manejo de recursos naturais que já são aplicados há mais de dez anos por comunidades ribeirinhas, como uma alternativa de renda para a população. Como é o caso do Manejo de Recursos Pesqueiros e do Manejo Florestal Comunitário.

O Instituto também possui trabalhos que visam melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha, como é o caso do desenvolvimento e experimentação de tecnologias sociais para o saneamento e o fornecimento de água de qualidade para essas comunidades isoladas da Amazônia, desprovidas dos serviços públicos de energia, saneamento e água potável. A sede do Instituto Mamirauá está localizada no interior do Amazonas, no município de Tefé, a cerca de 550Km da capital Manaus.

Como contribuir?

Você pode contribuir para o Instituto Mamirauá no #diadedoar, pelo nosso perfil no site da iniciativa. Ou pode fazer contato com nossa equipe, pelo telefone (97) 3343-9704 ou pelo e-mail mamiraua@mamiraua.org.br, com o assunto "Dia de Doar". Também pode ajudar divulgando entre seus amigos, família, órgãos governamentais ou empresas nas quais atua. Nas redes sociais, usamos a hashtag #diadedoar. Ajude-nos a divulgar!

O dinheiro arrecadado será utilizado para a continuidade dos projetos em prol da conservação da Amazônia. "A Amazônia é um grande patrimônio natural que temos, essa natureza riquíssima pertence a todos nós e é nosso dever, garantir o equilíbrio e a continuidade da vida que aqui existe. Os projetos do Instituto Mamirauá são conhecidos internacionalmente e queremos que cada vez mais pessoas saibam de nossas ações, pois juntos somos capazes de ser a mudança que desejamos ver no mundo, com respeito a natureza e a todas as suas formas de vida", disse Tabatha.

O Dia de Doar

A campanha do Dia de Doar iniciou no Brasil em 2013. E nos Estados Unidos, onde surgiu pela primeira vez, em 2012. No exterior, a campanha segue o calendário de datas comerciais já conhecidas, como é o caso do Black Friday. No Brasil, é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação.

Veja nosso vídeo institucional e conheça mais sobre nossas ações:

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: