Peixe manejado e produtos agroecológicos serão comercializados em Tefé (AM)

Publicado em:  4 de outubro de 2012

03/10/2012 – Entre os dias 14 e 15 de outubro, a partir das 7 horas da manhã, em Tefé (AM), associações de manejadores e agricultores vão promover a 7ª edição da Feira de Pirarucu Manejado e Produtos Agroecológicos. Além de pirarucu e tucunaré, também serão ofertados produtos da agricultura, mel, óleo de andiroba e copaíba, artesanato e aquários de peixes ornamentais.

Segundo Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, o evento, promovido anualmente, é uma iniciativa para também mostrar à sociedade tefeense o resultado positivo do trabalho de conservação das espécies e da adoção de boas práticas de cultivo, sem o uso de agrotóxicos.

"A feira é uma das poucas oportunidades para se comprar pirarucu legal em Tefé, muito embora a espécie possa ser encontrada diariamente no mercado e em outros pontos da cidade, provavelmente, também oriunda das Reservas Mamirauá e Amanã, mas, resultado de capturas clandestinas", afirmou a coordenadora.

Ao comprar pirarucu legal é possível obter a guia de trânsito do pescado, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que permite que o peixe possa ser transportado para qualquer destino. A feira é promovida pelos Pescadores do AP-Pantaleão/Reserva Amanã e do Acordo de Pesca Capivara, pelo Grupo de Manejadores de Peixes Ornamentais da Reserva Amanã e pelos agricultores dos Setores Coraci e Amanã/ Reserva Amanã; Floresta Nacional de Tefé; Emade e Agrovila.

Texto: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: