Novo aplicativo do Instituto Mamirauá chega ao Google Play

Publicado em:  8 de junho de 2018

"Trilha Ecológica" completa a trinca de jogos eletrônicos para celular feitos pelo Instituto Mamirauá. Aplicativos têm conteúdo educativo e ambiental e são financiados pelo Fundo Amazônia

Siga a trilha, passo a passo, prestando muita atenção aos desafios e mensagens de conservação da natureza amazônica. Esse é o convite que faz o jogo "Trilha Ecológica", lançamento do Instituto Mamirauá para celulares do sistema Android. O aplicativo é destinado ao público infantil e já está disponível, de graça, no Google Play.

"Trilha Ecológica" é o terceiro jogo eletrônico lançado pelo Instituto Mamirauá. Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o instituto trabalha com conservação da biodiversidade e manejo de recursos naturais na Amazônia. Os aplicativos são meios de comunicar os temas de meio ambiente para diferente públicos, como explica o técnico Claudioney Guimarães.

"Os jogos, como a Trilha Ecológica, são ferramentas para trabalhar temas importantes, como o cuidado com a natureza, de uma maneira leve e mais interessante dentro do cotidiano. Os aplicativos podem ser usados em sala de aula pelos professores, em uma atividade interativa, e também pela criança com a família", afirma.

Claudioney, que é educador ambiental no Programa de Gestão Comunitária (PGC) do Instituto Mamirauá, conta que o aplicativo "Trilha Ecológica" foi inspirado em um jogo real já usado em atividades anteriores do instituto com crianças e jovens. A brincadeira funciona como um caminho na floresta, em que os jogadores devem cumprir desafios para avançar no caminho e descobrir coisas novas sobre a natureza.

"O objetivo é percorrer a trilha. No jogo físico, utilizamos um dado, no aplicativo temos tem um sino, que você aperta e um personagem, um primata, diz o número de casas que você precisa percorrer. Aí, dependendo da casa, você tem um desafio ou uma curiosidade sobre o meio ambiente, incluímos temas como a floresta, e água", diz.

Além de "Trilha Ecológica", o Instituto Mamirauá já lançou os jogos "Animais Dispersores da Floresta Amazônica" e o quebra-cabeças "Amazônia -  a várzea e a floresta de terra firme". Todos os aplicativos são gratuitos e podem ser baixados no perfil do Instituto Mamirauá na plataforma Google Play.

Os jogos fazem parte da linha de Educação Ambiental "Projeto Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação" (BioREC). O projeto conta com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: