NOTA DE REPÚDIO

Publicado em:  9 de Janeiro de 2023

Ao longo do dia de ontem, domingo, 08/01/23, a população brasileira acompanhou, estarrecida, a uma grave tentativa de golpe perpetrada por terroristas de todo o país, que acorreram a Brasília em busca de derrubar o atual governo, legitimamente eleito nas últimas eleições.

Após anos atentando contra ativistas de direitos humanos e defensores do meio ambiente, esta pequena, mas barulhenta, facção criminosa com forte atuação política leva agora o Brasil também para as raias da violência política e do terrorismo de matiz ideológica.

Estas pessoas desafiam os resultados legítimos das eleições, representam um grave desrespeito à normalidade democrática do país e atacam as nossas instituições republicanas. Mas não contentes com tais desafios e ataques, este pequeno grupo de extremistas decidiu ontem pelo uso de ações terroristas, que visam ameaçar pessoas e instituições e, assim, de forma ilegítima e com uso de violência física, verbal e psicológica, impor seus próprios modos e visões de mundo à toda a sociedade brasileira.

O Instituto Mamirauá vem na presente nota repudiar de forma inequívoca e definitiva todos atos praticados ontem em Brasília por este grupo criminoso. Como também repudiou os atos de vandalismo e terrorismo que lá ocorreram no último dia 12/12/2022, data da diplomação dos eleitos junto ao TSE.

O IDSM e seus membros reafirmam seu total compromisso com a legalidade e com o respeito à Constituição Federal de 1988. E, portanto, esperamos que todos os responsáveis, nos seus diversos níveis, sejam devidamente punidos para que o país possa ver este episódio como o aprendizado de um estágio vencido, rumo à consolidação da nossa Democracia e do Estado Democrático de Direito, valores maiores que devem sempre nortear todos os cidadãos e todas as instituições do Brasil.


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: