No encerramento da SNCT, autores de calendário comemorativo são homenageados

Publicado em: 28 de outubro de 2013

A última atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi o lançamento do calendário 2014 do Instituto Mamirauá, comemorativo aos 15 anos da instituição. Em junho, foi realizado um concurso de desenhos com os estudantes das escolas públicas de Tefé. Foram recebidos cerca de 500 desenhos. Os 12 mais votados pelos colaboradores do Instituto Mamirauá compõem o calendário 2014, um para cada mês do ano. 
 
Segundo Cristiane Gadelha Freitas, gestora do Centro Municipal de aplicação em Educação Walter Cabral, o concurso incentivou o talento dos jovens, resultado de uma parceria entre o Instituto Mamirauá e a unidade escolar. "Eu achei que o aluno premiado da nossa escola se saiu bem, pois ele descreveu o que foi apresentado pelo Instituto durante a Semana de Meio Ambiente. Foi uma iniciativa muito boa", acrescentou a gestora. 
 
Durante o processo de produção, os 12 autores foram entrevistados e questionados sobre sua motivação para fazer o desenho. A estudante Anna Beatriz Falcão, do Centro Educacional Gilberto Mestrinho, tentou retratar as várias atividades desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá, mas principalmente as iniciativas de reabilitação do peixe-boi amazônico.
 
"Para as pessoas que irão olhar o meu desenho, eu gostaria que elas pensassem que as atividades do Instituto Mamirauá são importantes, porque nós vivemos da natureza e devemos preservar o que há nela", acrescentou Anna Beatriz. As visitas à Biblioteca Henry Walter Bates foram a inspiração para Vivian Lima: "A inspiração veio das visitas que eu fiz na biblioteca do Instituto Mamirauá, para fazer minhas pesquisas escolares".
 
Na opinião da socióloga Marluce Mendonça, coordenadora do Programa de Gestão Comunitária, os desenhos dispostos no calendário, e todos os outros que concorreram no curso, são um excelente resultado do trabalho de divulgação das ações da instituição, realizadas nas escolas da cidade: "Principalmente das ações de sensibilização que promovemos na Semana de Meio Ambiente, com mais de 100 palestras realizadas".
 
Foram distribuídos 2 mil calendários durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cada estudante premiado recebeu um kit do Instituto Mamirauá e cada escola uma cota de calendários. 
 
Texto: Eunice Venturi
 

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: