Moradores recebem última capacitação do curso de sistemas agroflorestais

Publicado em: 25 de setembro de 2012

 

25/09/2012 – O Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto Mamirauá finalizou a última etapa da formação em Sistemas Agroflorestais para moradores da Reserva Amanã. A capacitação teve início em 2011 e o último módulo aconteceu em agosto, na comunidade Calafate.
 
De acordo com a coordenadora do Programa de Manejo de Agroecossistemas, Angela Steward, pesquisadora do Instituto Mamirauá, os alunos puderam aprender inúmeras atividades entre teóricas e práticas. "Na oportunidade, os participantes do curso puderam, entre outras coisas, resgatar os ensinamentos dos módulos anteriores, conversaram sobre a importância da diversidade das sementes, visitaram áreas em que o SAF’s já foi implementado, como a área de Jesuí Tavares Munhões, morador da comunidade de Boa Esperança".
 
O V módulo contou com a participação de 25 agricultores dos setores de Coraci e Amanã, da Reserva Amanã, além de cinco técnicos do Programa de Manejo Agroecossistemas, dois técnicos do Programa de Gestão Comunitária (Claudia e Marco), dois técnicos facilitadores da ACS-Acre (Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia-Acre) e três agricultores do Acre com experiência com SAF’s.
 
Na opinião de Edivan Ferreira Feitosa, um dos agricultores beneficiados com o curso, além do trabalho implementado nas áreas, surgiu algo que já pensavam há muito tempo, o fortalecimento das atividades da agricultura, mostrando o potencial e os vários produtos que possuímos. "A feira de Tefé é abastecida com produtos da nossa região, do Coraci e Amanã, e isso ninguém conseguia divulgar. Agora, seremos referência no mercado" complementou. 
 
O curso foi realizado em parceria com a ACS-Acre (uma ONG no Acre). Neste dia, além de uma avaliação do curso, também foram realizados uma atividade social, bingo e um planejamento para as ações futuras.
 
Texto Renata Brandão

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: