Moradores da Reserva Mamirauá realizam sua XXI Assembleia Geral

Publicado em: 25 de março de 2014

A Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – Antonio Martins (AMURMAM) promoveu, entre os dias 20 e 22 de março de 2014, a XXI Assembleia Geral Ordinária da Reserva Mamirauá, ocorrida na comunidade Sítio Fortaleza, no município de Uarini. O objetivo do evento foi discutir assuntos e encaminhar propostas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e usuários da reserva e a eleição da nova diretoria da AMURMAM que estará à frente da associação pelos próximos dois anos.

A pauta foi abrangente e envolveu o debate sobre Áreas Indígenas e novas comunidades, proposta de uma Assembleia Interna, Questão Fundiária, Avaliação de Manejo de Pesca e apresentação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá. Durante as discussões, os setores, comunidades e instituições presentes consideraram positiva a iniciativa do Instituto Mamirauá com o CVT, por isso, irão apoiar os alunos com contribuições para alimentação, para motivá-los e incentivá-los para que permaneçam estudando em Tefé (AM). O segundo dia foi reservado para a apresentação das instituições e reformulação do Estatuto da AMURMAM.

Na opinião de Marluce Mendonça, coordenadora do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, a assembleia foi importante, pois é um dos espaços de participação e organização dos moradores da reserva onde apresentam e deliberam sobre suas demandas e reivindicações.  "É um momento em que são firmadas ou fortalecidas as parcerias com as diversas instituições que atuam na região, ficamos felizes também porque a proposta do Instituto Mamirauá com o CVT foi muito bem recebida, tanto pelos moradores da reserva, quanto pelas instituições", enfatizou Marluce.

No terceiro dia, foi feita a prestação de Contas da AMURMAM, a apresentação de seu planejamento para 2014 e a composição das chapas que concorreram à eleição para nova diretoria da AMURMAM. Foi realizada a eleição e após votação, foram anunciados os eleitos: Alcione Meireles Rodrigues (atual presidente, permanece no cargo por mais dois anos), Lourival Marques Dantas (Vice-presidente), Eliésio Silva de Oliveira (Primeiro-secretário), Elcimar Ribeiro Damascena (Segundo-secretário), Israel Rodrigues Barbosa (Primeiro-tesoureiro), Aías Ferreira de Alencar (Segundo- tesoureiro), e no Conselho fiscal, Manuel Belmiro da Silva Barbosa, Belém Maciel de Souza e Lázaro Alcimar Souza da Silva.

Segundo Israel Rodrigues Barbosa, membro da diretoria, é uma grande satisfação fazer parte da AMURMAM pela terceira vez. "Estamos cada vez mais nos integrando para trazer o melhor para nossos comunitários e usar de maneira sustentável os bens que a natureza nos oferece. Para mim, foi com grande prazer termos duas chapas disputando a eleição para o mandato de dois anos, e cada chapa apresentou seu plano de trabalho. No nosso plano, tem a capacitação de nossos jovens que agora contam com o apoio do CVT para que eles possam também, no futuro estar contribuindo com nosso trabalho", enfatizou Israel.

A assembleia é realizada anualmente e contou a participação de 215 comunitários da Reserva Mamirauá e 21 representantes das seguintes entidades: Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDS Fonte Boa), Prefeitura de Uarini, Câmera de Vereadores de Uarini, Secretarias Municipais de Educação, Obras, Produção, Meio Ambiente e Comunicação de Uarini, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Uarini), Secretaria de Meio Ambiente de Fonte Boa, Sindicato de Pescadores de Alvarães, Igrejas Católica e Evangélica e Movimento de Mulheres da Reserva Mamirauá.

Texto: Francisco Rosa, com colaboração de Lígia Apel

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: