Publicado em:  8 de junho de 2011

08/06/2011 - O pesquisador Florian Wittmann, do INPA/Max Planck, lançou o livro "Manual de árvores de várzea da Amazônia Central", no encerramento do primeiro dia de atividades do Seminário Anual de Pesquisa, que se estende até sexta-feira, dia 10. De acordo com Helder Queiroz, Diretor Geral do Instituto Mamirauá, o livro é resultado de alguns anos de trabalho de várias instituições. "A publicação reúne as principais espécies da várzea, cerca de 180, com base não apenas nas informações reprodutivas dessas espécies, o que é mais comum nos livros de botânica e ecologia vetegal, mas também com base nos caracteres vegetativos", explicou o diretor.
                Segundo Wittman, que na sexta profere a palestra "Fitofisionomia da várzea", o Instituto Mamirauá foi um grande apoiador dessa obra, já que 80% das espécies foram fotografadas na Reserva Mamirauá. "Manual de árvores" aborda aspectos da taxonomia, ecologia e uso das espécies arbóreas da várzea estacional da Amazônia Brasileira. "Um dos destaques do livro é o estudo ecológico das várzeas, fatores ambientais como a inundação ou como o clima", acrescentou.
                Durante a tarde do dia 8, pesquisadores continuaram com apresentações orais além da primeira etapa de apresentações em pôsteres. O biólogo Helder Queiroz apresentou as pesquisas que procurou esclarecer porque as piranhas vivem em grupo e a ecologia alimentar do pirarucu. Posteriormente, a estudante Jomara Cavalcante de Oliveira, da equipe de pesquisa de peixes ornamentais, falou sobre a biologia reprodutiva do Apistogramma agassizii.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: