Manejo de gado na Amazônia será apresentado em fórum na Alemanha

Publicado em: 14 de outubro de 2019

Objetivo de fórum ‘Green Talents’ é apresentar projetos de desenvolvimento sustentável de todo o mundo a instituições alemãs

Renomado entre cientistas que trabalham com conservação ambiental, o 'Green Talents Award' é um prêmio do Governo Alemão concorrido por jovens do mundo todo que trabalham em projetos de desenvolvimento sustentável.

Vencedora do prêmio em 2015 por trabalho com gado sustentável na Amazônia, a pesquisadora do Instituto Mamirauá Paula Araújo foi uma das selecionadas para participar do fórum internacional do programa: o Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development, encontro anual que tem como objetivo realizar um intercâmbio de pessoas envolvidas em projetos de desenvolvimento sustentável ao redor do mundo todo. 

O evento acontece do dia 23 ao dia 25 de outubro e deve reunir especialistas de diferentes instituições, que poderão conhecer trabalhos em desenvolvimento e ideias de projetos que visam desenvolvimento sustentável em diversos países. 

Em 2016, como parte da premiação, a veterinária também realizou um intercâmbio de três meses no país na Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, que também pretende visitar durante a viagem.

Entre workshops, palestras e outras atividades, Paula irá participar do ‘Elevator Pitch’, ocasião onde os selecionados apresentar seus respectivos projetos em apenas quatro minutos a um júri de especialistas. Ao final, são selecionados dois participantes – um para um estágio de três meses e outro para a imersão de 15 dias no país para desenvolvimento de articulação com organizações interessadas em financiar projetos.

"É uma ótima oportunidade para reforçar e criar vínculos e relações com instituições que tem interesse em trabalhos de desenvolvimento sustentável", define Paula.

Manejo de gado na Amazônia

O Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA) do Instituto Mamirauá, do qual Paula faz parte, realiza assessoria técnica a manejadores de gado da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, onde comunidades ribeirinhas passaram a criar gado como alternativa de fonte de renda. O trabalho do programa visa fortalecer as práticas sustentáveis junto a comunitários e, ao mesmo tempo, tornar a produção agropecuária uma fonte viável de renda para os envolvidos na atividade. Clique aqui e entenda mais sobre como funciona o manejo de gado na Amazônia.

Texto: Júlia de Freitas


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: