Manejo de pirarucu aumenta renda das famílias que vivem nas reservas Mamirauá e Amanã

Publicado em:  4 de julho de 2013

Um estudo realizado em 920 domicílios, em 2011, mostrou que as famílias que fazem o manejo de pirarucu têm renda per capita maior dos que não o fazem. A atividade de pesca manejada representa aproximadamente 16% da renda dos que adotaram as práticas focadas na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. A pesquisa foi comandada pela socióloga Nelissa Peralta, pesquisadora do Instituto Mamirauá. 

Segundo a pesquisadora, "o manejo participativo buscar incentivar a conservação dos recursos naturais por intermédio do seu uso produtivo sustentável, estabelecendo correlação entre a sua conservação e um ganho adicional. Assim, atuando sobre o âmbito econômico, com o aumento da renda local; o âmbito sociopolítico, com a criação de sistemas de controle social que integrem o acesso aos recursos com a participação da população na sua proteção; e o ecológico, com a busca de melhores níveis de conservação dos recursos naturais renováveis". 

O estudo buscou analisar o processo de construção do manejo participativo investigando seus elementos principais: uma aliança entre conhecimento científico e tradicional; a participação comunitária e gestão compartilhada de recursos; a associação entre a conservação da biodiversidade e a geração de benefí­cios econômicos. 

Os benefí­cios econômicos advindos dos produtos da biodiversidade negociados no mercado são parte do paradigma do manejo participativo. Os sistemas de manejo locais estudados na pesquisa são resultados e resultantes de normas de uso, controle social, conflitos e negociações só se estabeleceram porque ganharam valor na economia de mercado. 

Na escala local, o manejo participativo representou principalmente um modo de relacionar-se tanto com o ambiente, quanto com o mercado, já que o manejo se refere principalmente aos produtos da biodiversidade trocados no mercado. A pesquisa foi apresentada durante o 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto Mamirauá, realizado em Tefé (AM), de 3 a 5 de julho de 2013.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: