Manejadores florestais reúnem-se em Tefé

Publicado em: 12 de abril de 2017

Entre os dias 10 e 11 abril, o Instituto Mamirauá e a Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam) realizaram, em Tefé (AM), o 16º Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá. Na programação, os manejadores, juntamente com a equipe do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, avaliaram as atividades desenvolvidas em 2016 sobre a exploração e a comercialização. 
 
Segundo Elenice Assis, coordenadora do programa, as discussões foram muito boas: "Acredito que um dos pontos altos foi a apresentação de alguns resultados parciais das pesquisas que são realizadas atualmente dentro das áreas de manejo". Na opinião de Elenice, outro ponto importante foi a presença das instituições parceiras: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Fundação Amazonas Sustentável e Secretaria de Meio Ambiental de Uarini. 
 
"Essas instituições têm contribuído e podem contribuir ainda mais no fortalecimento da cadeia produtiva da madeira manejada aqui na região do médio rio Solimões, seja no acompanhamento do desenvolvimento dos planos de manejo, na comercialização e fiscalização. Foi importante cada instituição entender como os planos de manejo são desenvolvidos Reserva Mamirauá, o potencial de produção e os problemas relacionado ao licenciamento e comercialização da madeira manejada, o atendimento ao mercado local e regional que essa madeira pode alcançar", disse a coordenadora. 
 
Do município de Uarini, o manejador florestal Dorimar Ferreira Coelho da comunidade Bate-papo participou de todo o encontro e avaliou positivamente: "Foi bom que vários manejadores florestais participaram e falaram das suas necessidades. Também foi bom ouvir juntos às instituições". Durante o encontro, pesquisadores do Instituto Mamirauá também apresentaram resultados parciais das pesquisas desenvolvidas com financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
 
Texto: Eunice Venturi
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: