Manejadores discutem reposição florestal

Publicado em: 12 de março de 2012

De 8 a 10 de março, o Instituto Mamirauá, membros da Associação dos Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam), do Centro Estadual de Unidade de Conservação do Amazonas (CEUC) e do Sindicato Pesca de Alvarães estiveram reunidos no prédio da Câmara Municipal do Município de Alvarães (AM), para o XI Encontro de Manejadores Florestais.

No encontro, o grupo discutiu o Plano de Reposição Florestal, apresentado no primeiro dia do evento aos manejadores. O plano sugere o replantio das espécies de árvores mais exploradas por parte dos associados e o envolvimento de alunos das escolas das comunidades que vivem próximos à reserva em atividades de educação ambiental, com vistas à manutenção da matéria-prima florestal, como o mulateiro (Calycophyllum spruceanum), o louro-inamuí (Ocotea cymbarum) e a piranheira (Piranhea trifoliata), além de outras espécies de interesse ecológico.

Segundo Elenice Assis, coordenadora do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, as espécies de árvores citadas acima são consideradas novas para o manejo, pois têm substituído espécies como o cedro (Cedrela odorata), samaúma (Ceiba pentandra) que em anos anteriores era encontrado com mais facilidade pelos manejadores. Isabel Sousa, Diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, acrescentou ainda que o plano é uma forma de estimular a consciência ambiental entre os comunitários.

Pesquisas sobre germinação de sementes e plantios em áreas de capoeira, desenvolvidas pelo Grupo de Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá, também foram apresentadas aos manejadores. No segundo dia, os participantes dialogaram sobre as questões tributárias da associação e melhorias para o manejo. Texto: Paula Costa

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: