Mais de três mil pessoas participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Mamirauá

Publicado em: 24 de outubro de 2015

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Tefé (Am) foi encerrada com sucesso no Instituto Mamirauá. Nos três dias de evento, 3.400 pessoas participaram de palestras, exposições, Feira de Ciências, jogos educativos, entre outras atividades. Pela primeira vez, o evento reuniu uma série de atividades simultâneas em instituições de ensino e pesquisa da cidade.

"Foi mais uma grande oportunidade de difusão tecnológica e de popularização da ciência, tendo como propulsão principal todo o portfólio de atividades de cunho científico, tecnológico e social que o Instituto vem desenvolvendo nesta região ao longo dos anos", afirmou Josivaldo Modesto, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá e um dos organizadores do evento.

Como parte da programação do último dia de evento, esteve o Programa Ciência na Escola, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas nas escolas públicas. Alunos do ensino médio participaram como expositores de três projetos na SNCT do Instituto Mamirauá.

O coordenador técnico científico do Programa Ciência na Escola, Emanoel Leite, afirmou que, no município, seis escolas participam da iniciativa com oito projetos e comentou sobre a participação dos estudantes no evento. "Os alunos estão gostando muito, vieram como participantes nos dois primeiros dias e hoje estão como expositores, interagindo com o público e os pesquisadores do instituto Mamirauá. E mostrando um pouquinho da ciência que é produzida aqui, no município de Tefé", contou.

Entre os projetos expostos estava uma proposta para o ensino das leis da termodinâmica, como explicou Jéssica Cabral, aluna do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes. "Esse é um projeto de física. A gente trouxe experimentos e brincadeiras para retratar a termodinâmica. Queremos mostrar que a física não é nenhum bicho de sete cabeças, que tem várias coisas interessantes e está no dia a dia. As experiências que a gente trouxe mostram os funcionamentos básicos de motores de carros, motos, turbinas de aviões e outras coisas", disse a jovem.

Os visitantes também puderam conhecer mais dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Mamirauá, por meio da exposição das coleções dos Grupos de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia, Programas de Pesquisa em Conservação e Manejo de Quelônios e Jacarés, Organização Social e Ecologia e Biologia de Peixes. O Exército Brasileiro também participa com a exposição "Ciência e Tecnologia no Exército Brasileiro: Exposição e manuseio de materiais de comunicações militares".

Também fez parte da programação palestras para público diversificado, de diferentes faixas etárias. O técnico em Manejo Florestal do Instituto, Cláudio Anholetto, apresentou o histórico do manejo florestal comunitário da Reserva Mamirauá. A palestra foi realizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para os alunos da instituição. No Instituto Mamirauá, especialistas palestraram sobre energia solar fotovoltaica, Educação Patrimonial, Indicações Geográficas, comunicação à distância, entre outros temas.

Josivaldo enfatiza que "a articulação entre os parceiros institucionais locais e o empenho da equipe do Instituto Mamirauá foi de grande importância para o sucesso da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2015".

A SNCT em Tefé contou com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e Programa Ciência na Escola, da Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do MCTI.  As atividades simultâneas em Tefé aconteceram no Instituto Mamirauá, na UEA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

Texto: Amanda Lelis

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: