Mais 34 agentes ambientais são credenciados no estado do Amazonas

Publicado em: 22 de junho de 2018

Credenciamentos aconteceram em junho na região das Reservas Mamirauá e Amanã. Instituto Mamirauá apoia o Programa Agente Ambiental Voluntário

Trinta e quatro pessoas passaram a fazer parte do Programa Agente Ambiental Voluntário no mês de junho. A iniciativa é organizada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA) e tem no Instituto Mamirauá um dos apoiadores no Médio Solimões. Foi nessa região que aconteceu o mais recente credenciamento de voluntários para as atividades de educação e sensibilização ambiental.

A cerimônia de entrega das carteiras de cadastro aconteceu na comunidade Jubará, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Os novos participantes do Programa Agente Ambiental Voluntário são moradores de diversos pontos das reservas Mamirauá e Amanã, entre eles os setores Liberdade, Caruara e Boa União.

Os recém-credenciados vão se juntar a 110 agentes ambientais voluntários já em atividade nas duas unidades de conservação. Manejo florestal e de pesca, como a do pirarucu, são algumas das atividades realizadas em áreas nas quais os agentes atuam.

Um dos papéis do agente ambiental voluntário é ser um agente de informação, orientando os moradores da reserva para a proteção ambiental e gestão dos espaços coletivos, prevenindo problemas e conflitos ligados ao uso de recursos naturais.

Apoio do Fundo Amazônia 

Para ajudar nessa tarefa, o Instituto Mamirauá acompanha o trabalho de agentes ambientais e realiza oficinas de formação e atualização de conhecimentos sobre a proteção ambiental. Recentemente, o Instituto, que é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou a cartilha "Proteção Ambiental: um compromisso de todos", material que já está sendo usado nos treinamentos com agentes.

As atividades de apoio fazem parte do projeto "Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC) ". O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, com recursos geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Saiba mais: https://www.mamiraua.org.br/pt-br/biorec

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: