Lançamento de livro encerra 10º Simpósio sobre Conservação do Instituto Mamirauá

Publicado em:  5 de julho de 2013

O Instituto Mamirauá encerrou hoje, dia 5, o 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Durante o encerramento, foi lançado o livro "Adolescentes e Jovens de Populações Ribeirinhas na Amazônia - Brasil", de autoria de Maria Helena Ruzany, Edila Moura e Zilah Meirelles. A publicação, produzida com apoio do Instituto Mamirauá, teve por objetivo retratar como vivem e o que pensam os adolescentes e jovens da região do Médio Solimões. O livro foi produzido com apoio também Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente.
 
Antes, porém, os participantes assistiram as apresentações sobre caça, agricultura, perfil sociodemográfico e economia doméstica. Na parte da tarde, trabalhos orais sobre agricultura foram apresentados. A pesquisadora Luiza Câmpera falou sobre agricultura migratória na Amazônia. "O papel essencial da agricultura é na sobrevivência dos moradores, seus impactos ambientais relativamente baixos, e sua importância na manutenção da agrobiodiversidade na região, esta prática tem um papel importante nas estratégias de conservação da sociobiodiversidade e no desenvolvimento sustentável nas Reservas Mamirauá e Amanã", disse Luiza. 
 
Em seguida, a pesquisadora Fernanda Vianna apresentou o trabalho desenvolvido na Reserva Amanã: "A prática consiste na abertura de pequenas extensões de mata ou vegetação secundária para o estabelecimento de cultivos, por um período inferior ao que a área é abandonada para que o solo se regenere. Há ainda a prática do reaproveitamento de florestas secundárias para o estabelecimento de novos roçados, e em algumas famílias há doação de áreas entre parentes, o que reduz a probabilidade do estabelecimento de cultivos em áreas de mata bruta".
 
Finalizando a temática, Camille Rognant explanou sobre o conceito de agrofloresta nas pesquisas e atividades de extensão do Instituto Mamirauá. "Dentre as formas de produção mais comuns estão os quintais caseiros - que reúnem plantas frutíferas medicinais e aquelas utilizadas no consumo cotidiano - e os sítios - que resultam do plantio de espécies frutíferas nas áreas de roça para favorecer, depois do roçado anual de mandioca, o crescimento de espécies úteis para o consumo e a comercialização", afirmou a pesquisadora. 
 
Concurso de Fotografias - Anualmente, o Instituto Mamirauá realiza um concurso de fotografias durante o 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Nesta edição, foram recebidas cerca de 80 fotos, distribuídas nas categorias fauna, flora, paisagem e pessoas. A escolha das oito imagens, duas de cada uma das quatro categorias, ocorreu durante o simpósio. Confira as imagens vencedoras na Fan Page do Instituto Mamirauá, em www.facebook.com/instituto.mamiraua
 
Confira, abaixo, a lista dos melhores trabalhos:
 
Painéis 
1º lugar 
Caracterização do conhecimento e uso de aves semiterrestres por comunidades de terra firme e de várzea na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, Amazonas, Brasil
Carolina Bertsch, Marina A. R. M. Vieira, Eduardo M. Von Mühlen
 
2º lugar 
Perfil da atividade de caça de jabutis (Chelonoidis denticulata) por comunidades ribeirinhas das RDS´S Mamirauá e Amanã
Thaís Queiroz Morcatty, João Valsecchi
 
Apresentações orais
1º lugar  
A rentabilidade do manejo florestal madeireiro: estudo de caso da comunidade Boa Esperança do Japurá
Elenice Assis e Leonardo Mauricio Apel
 
1º lugar  
Agricultura migratória em comunidades de terra firme na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA), AM
Fernanda Maria de Freitas Viana, Bárbara Tadzia Trautman Richers, Angela May Steward
 
2º lugar  
A relação entre o poder do encantado e a interação dos moradores da TI Cuiu-Cuiu com os botos vermelhos (Inia geoffrensis)
Juliana Cabral de Oliveira Dutra
 
Texto: Franscisco Rocha, com colaboração Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: