José Márcio Ayres recebe homenagem póstuma concedida pela Câmara Municipal de Tefé (AM)

Publicado em: 17 de dezembro de 2014

A Câmara Municipal de Tefé (AM) concedeu a José Marcio Corrêa Ayres a medalha de Honra ao Mérito Legislativo Monsenhor Barrat pelos trabalhos realizados na região. A homenagem in memorian foi concedida em evento realizado na noite de 16 de dezembro, em edifício que leva o seu nome, a Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres – Cetam.

Dolly Sá, ouvidora do Instituto Mamirauá recebeu a honraria representando a família de Márcio Ayres. "Agradeço em nome do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e da família Ayres pela justa homenagem prestada. O cientista José Márcio Ayres trabalhou para a conservação da biodiversidade, e foi um dos primeiros na abordagem de conservação onde a população tem um papel chave para o manejo sustentável dos recursos naturais. Teve um papel muito importante na região", destacou Dolly.

Ayres dedicou-se durante quase 30 anos ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Idealizou o Projeto Mamirauá, que mais tarde foi incorporado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Pesquisador, cientista, biólogo, primatologista, ambientalista e Doutor em ecologia, ele foi um dos responsáveis pela criação da primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Brasil. Em 1991 redigiu a primeira proposta, aceita pelo Governo do Estado do Amazonas, criando a Estação Ecológica Mamirauá (EEM), com uma área total de 1.124.000 hectares, que posteriormente foi declarada como uma RDS.

Em 1998, também por iniciativa de Márcio Ayres e seus apoiadores, foi criada a RDS Amanã, com 2,3 milhões de hectares. Completou-se, assim, um bloco de 6,5 milhões de hectares, a maior área florestal protegida do mundo.

Desde 2013, a medalha de Honra ao Mérito Legislativo Monsenhor Barrat é concedida anualmente com o objetivo de homenagear pessoas, empresas ou entidades que se destacam ou se destacaram na promoção de ações em defesa da saúde, educação, bem estar social, cultura, lazer, conservação do meio ambiente, entre outros serviços prestados à sociedade. "Dedicamos reconhecimento aos que prestaram serviço de relevância para população tefeense", afirmou o presidente da Câmara, vereador João Paulo Rodrigues Nascimento.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: